Blog do Adilson Ribeiro

Quinta Feira – 17:35 – STF decide que presos que ficam em celas superlotadas devem receber indenização

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que presos em estabelecimentos superlotados têm direito a receber indenização da administração pública. A decisão foi tomada por sete votos a três e tem repercussão geral – ou seja, juízes de todo o país precisam aplicar esse mesmo entendimento em processos sobre o assunto. O valor da indenização a ser paga será fixado pela Justiça, dependendo do caso específico. No julgamento, o ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do tribunal, protestou contra a desídia do poder público em relação ao sistema carcerário.

— Há no Brasil um claro e indisfarçável estado de coisas inconstitucional resultante da omissão do poder público para neutralizar a situação de absurda patologia constitucional gerada incompreensivelmente pela inércia do estado, que descumpre a Constituição Federal e fere a decência dos cidadãos da República _ disse o decano, completando: — O Estado tem agido com absoluta indiferença. Esse comportamento por parte do Estado é desprezível, é inaceitável.

O caso analisado pelo STF é de um preso do Mato Grosso do Sul que estava em cela com capacidade para 12 pessoas, mas abrig Writing Studio ando o preso morrer dentro da penitenciária – seja por doença, seja em decorrência de rebeliões.

O processo julgado nesta quinta-feira chegou ao STF em março de 2008. Em parecer de 2007, a Procuradoria-Geral do Mato Grosso do Sul argumentou que o dinheiro público deveria ser usado prioritariamente para “cidadãos de bem”, e não para indenizar presos.

“Ainda que seja de fato lamentável a superlotação carcerária, ocorre que, ao juízo do legislador, há outras prioridades que são mais emergentes. Há cidadãos de bem, potenciais vítimas do recorrente, que vivem nas favelas sob agruras semelhantes àquelas alegadas pelo recorrido. A sociedade tem manifestado entendimento, através de seus mandatários legisladores, de que estes cidadãos têm prioridade na solução de suas necessidades”, diz o documento.

..

 

Fonte: Jornal O Globo Writing Studio

7 comentários sobre “Quinta Feira – 17:35 – STF decide que presos que ficam em celas superlotadas devem receber indenização

  1. Zezé

    Se os bandidos tem direito! Que tal também para os que não tem um teto com o mínimo de conforto? STF com tanta corrupção pra ser punida, e os Senhores Ministros preocupados com bandidos? Será que os bandidos estão adonde?

  2. janaynna

    Fala serio!Que país é esse?é a P…do Brasil.Só aqui mesmo que acontece isso.Agora eu pergunto?E as vítimas desses bandidos,por algum acaso serao indenizados?Aqui se faz lei pra bandido mesmo e nao pra trabalhador.

  3. vanessa

    engraçado o cara mata , não completa o tempo de prisão suficiente …sai e agora quer indenização…por favor gente que brasil é esse estamos no fim do mundo tudo acontece de bom para os vagabundos que fizeram mal para uma familia….pois é os vagabundos começam la no plenário por isso que ele querem que essa lei se cumpra….aff!!! porque vcs não fazem mais selas pra esse cambadas de desoculpados ….porque se estivessem trabalhando honestamente não precisariam estar agora presos…. que voc~es morram ai esmagados um pelos outros…pensassem antes de fazer merda…..falei.!!!!!!!!!!!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *