Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna – Quarta-feira – 17:50 – O biólogo Tunico Aguiar explica que o macaco não é o único animal indicador da existência de Febre Amarela na região

Cada m Writing Studio a morte de macacos que foram infectados pelo vírus amarílico ou vírus da febre amarela. Esses macacos mortos ou doentes podem ser um indicativo da presença do vírus em determinada área, colocando a população humana em risco.

O que muita gente não sabe é que outros animais, como os marsupiais arboreais ( gambá, por exemplo) e as preguiças, possam ocupar um lugar secundário no ciclo de manutenção viral, em destaque para áreas onde os macacos estejam ausentes.

Por volta de 1940, na Colômbia, aconteceu uma epidemia de febre amarela na ausência de macacos, apenas os marsupiais arboreais apresentavam anticorpos anti-amarílicos.

Portanto, caso encontrem preguiças ou gambás mortos ou doentes, comuniquem à Vigilância Sanitária de seu município.

Prevenir é melhor do que remediar!!

Tunico Aguiar – Biólogo / Patologista Clínico para o Blog do Adilson Ribeiro

Writing Studio

3 comentários sobre “Itaperuna – Quarta-feira – 17:50 – O biólogo Tunico Aguiar explica que o macaco não é o único animal indicador da existência de Febre Amarela na região

  1. Maria Inês

    Boa noite Tonico,
    Gostaria de saber se os Quatis, Mucuras, Porco Espinho, Furão e pequenos Micos tb seriam bioindicadores qualificados para serem observados,ok?
    Aguardo suas respostas ZX

    Inês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *