Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna Terça feira 21:20h – Nota de Esclarecimento da Faculdade Redentor

Itaperuna, 13 de Junho de 2017
Em relação a veiculações, neste e em vários blogues de nossa região, sobre a impossibilidade dos nossos alunos de Medicina e demais cursos de saúde da Redentor realizarem suas atividades práticas de ensino no Posto de Saúde Raul Travassos e Unidade de Pronto Atendimento 24h, esclarecemos:

Houve, sim, inicialmente, um percalço, acreditamos, de comunicação e de entendimento onde a Faculdade Redentor poderia atuar com os seus alunos na rede de saúde do município de Itaperuna respeitando o princípio da continuidade pautado nos convênios e respectivos aditivos pactuado com gestores públicos dos exercícios anteriores.
Houve várias tentativas frustadas para tratar do assunto. Porém, desde que o Secretário de Governo do município de Itaperuna, Sr. Oliver Trajano e o Procurador Geral do Município, Dr Demétrio Haman Pillar tomaram ciência do problema (necessidade de assinatura do convênio entre a SUR-Sociedade Universitária Redentor e o Município de ITAPERUNA na área de saúde), estes, Procurador e Secretário de Governo, trabalharam incansavelmente de maneira ética e transparente, e, que culminou hoje, dia 13/06/2017 com a assinatura pelo Prefeito de Itaperuna, Dr Marcus Vinícius Oliveira Pinto e pelo Writing Studio ista nessa caminhada.

Nossos agradecimentos ao Secretário de Saúde, Dr. Alexandre Martins, e Prefeito, Dr Marcus Vinícius pela sensibilidade a essa importante demanda.

Prof. André Raeli Gomes / Diretor de Graduação da Faculdade Redentor

 

ENTENDA

 

Sexta Feira – 11:30 – Alunos de Medicina São Impedidos de Atuarem em Itaperuna

Alunos do curso de Medicina da Redentor vem sendo impedidos de cumprir atividades práticas obrigatórias relativas ao respectivo período, no Posto Municipal de Saúde Dr. Raul Travassos na cidade de Itaperuna

Várias tentativas da direção da graduação em conversar com os representantes do município foram inúteis . A ordem teria partido do secretário de saúde do município e do prefeito. Quando a Redentor conseguiu autorizar 112 vagas de medicina para Itaperuna, segundo apurado por esse blog, uma das recomendações do MEC, é que o curso tivesse um perfil ligado ao SUS e à rede básica de saúde, ambas coordenadas pelos municípios.
E esta contrapartida municipal não está sendo cumprida pela atual administração, quanto ao Posto de Saúde. Desde o ano passado os acadêmicos de Medicina estavam cumprindo rigorosamente um cronograma de atendimento supervisionado pelos professores e pela coordenadora do curso. Este ano, a proibição pegou a todos de surpresa, sem nenhuma razão plausível.
Mais do que os alunos, perdem o município e a população pois os atendimentos dos professores/médicos eram um reforço importante no tratamento de muitos pacientes. O Blog indagou à Instituição de Ensino Superior Redentor e esta garantiu que de maneira alguma os alunos serão afetados e que outros municípios da região, cônscios do papel importante da Instituição , colocaram suas respectivas redes básicas de saúde à disposição, e que as devidas medidas judiciais estão sendo estudadas no caso de Itaperuna.
..
Fonte: Blog Nino Bellieny

Writing Studio

Um comentário sobre “Itaperuna Terça feira 21:20h – Nota de Esclarecimento da Faculdade Redentor

  1. Mouraci Stephen Carecho

    NADA, ABSOLUTAMENTE NADA JUSTIFICA…o sofrível episódio.

    Em pleno milênio em que sobram tecnologias de todo o tipo para integralizar os diversos setores de uma instituição e até mesmo entre diferentes institutos, as coisas caminham como no velho mundo dos antigos hábitos das notas de esclarecimentos.
    Pelo jeito, ciência é ainda coisa muito difícil de ser assimilada por alguns cérebros que ocupam cargos de comando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *