Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-feira – 22:30 – Droga 50 vezes mais potente que heroína já faz suas primeiras vítimas

Apenas 0,002 gramas de fentanil podem ser fatais

A Agência Nacional do Crime (NCA) britânica informa que 60 mortes no Reino Unido ocorridas desde dezembro estão ligadas ao fentanil, um opiáceo que é 50 vezes mais potente do que a heroína. Quatro homens foram acusados de terem distribuído fentanil através da Rede Sombria.

Um deles, Kyle Enos de 25 anos, do País de Gales, foi acusado de importar, fornecer e exportar drogas de classe A. Ele foi detido em maio.Em abril, três homens foram presos e acusados de terem distribuído drogas de classe A em Leeds, Inglaterra.

O fentanil é um opiáceo sintético e é muito mais potente do que a heroína. O perigo real dessa droga é a possível sobredosagem e o facto de que os distribuidores vendem a droga como se fosse outra coisa. Apenas 0,002 gramas de fentanil podem ser fatais.

O fentanil foi sintetizado na década de 1960 e é amplamente utilizado na medicina para controle da dor e para anestesia geral.

Em 2014, 20 mil pessoas morreram nos EUA devido à sobredosagem da droga. Na União Europeia o vício também está em alta, resultando em número elevado de mortes relacionadas ao fentanil.Segundo os resultados da toxicologia post mortem, desde dezembro de 2016, 60 pessoas no Reino Unido morreram como resultado de toma de fentanil ou drogas com opiáceos sintéticos semelhantes.

A Agência Nacional do Crime avisou os toxicodependentes que alguns traficantes de droga podem misturar a heroína com fentanil e carfentanil.

“O perigo dos opiáceos sintéticos não é novo. Entretanto, desde dezembro de 2016, temos registrado um aumento das mortes relacionadas com o fentanil e o carfentanil”, explica Ian Cruxton, vice-diretor da NCA.

“A NCA está trabalhando com parceiros, tanto do Reino Unido como estrangeiros, para agir contra os traficantes de droga que estão a jogar à roleta russa com as vidas dos clientes, misturando opiáceos sintéticos com heroína e outras drogas naturais”, acrescentou.

Fonte: Notícias ao minuto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *