Blog do Adilson Ribeiro

Venha estudar no CEJA de Itaperuna! É público, é de Graça e de qualidade.

R. Expedicionário Cabo Gama, 233 – Cidade Nova, Itaperuna – RJ. Telefone:
38246916.

 

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) são escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Durante muito tempo, foram conhecidos como CES (Centros de Estudos Supletivos). As escolas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) estão sob administração da Fundação CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

 

Quem pode estudar no CEJA?

O segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) é voltado àqueles que têm pelo menos 15 anos de idade e concluíram o primeiro segmento (1º ao 5º ano). Já o Ensino Médio é destinado a quem possui no mínimo 18 anos e cursou todo o Ensino Fundamental.

 

Modelo semipresencial de ensino.

No CEJA, não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais. O material didático é
adquirido gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem. O aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações. É possível estudar uma ou mais disciplinas por vez na ordem em que desejar.

 

O Atendimento presencial:

Nos CEJAs, há sempre o apoio de uma equipe de professores capacitados para auxiliar o aluno no estudo das diferentes
disciplinas. Em cada escola, existe um quadro no qual pode ser verificado o dia e o horário do professor da
disciplina em que se está cursando. Assim, se houver dúvidas, é possível comparecer na escola no horário do professor e solicitar um atendimento. Esse atendimento é personalizado.

 

Atendimento on line:

Para o Ensino Médio nos Cejas, o aluno conta ainda com atendimento do professor em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como CEJA Virtual. No ato da matrícula, o aluno recebe seu login e senha para acesso. Neste ambiente, o aluno
poderá encontrar outros recursos e materiais que podem ajudá-lo na sua aprendizagem. Quer saber mais? Acesse Ceja Virtual (www. cejarj.cecierj.edu.br).

 

Oficinas em grupo:

As escolas também podem oferecer alguns horários de estudo em grupo para determinados conteúdos e também a realização de oficinas. As oficinas poderão ocorrer por disciplina ou ser interdisciplinar, isto é, abordando conceitos de mais de uma disciplina.

 

Avaliações:

A avaliação no CEJA se dá, principalmente, por meio das provas, que são realizadas toda vez em que se finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são sempre presenciais. Não há data e nem hora marcada para você fazer a prova. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Basta dirigir-se a ela e solicitar ao professor a prova do fascículo estudado. O professor pode também propor atividades no CEJA Virtual e oficinas para valerem bônus na nota final da prova de um determinado fascículo. Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno é
liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina. Se não atingir o grau 6,0 (seis) na prova, o aluno continuará estudando aquele mesmo fascículo. Quando sentir-se preparado, pode solicitar uma nova oportunidade para fazer a prova.

 

Quando posso iniciar os meus estudos?

Logo após a efetivação da matrícula na unidade escolar de interesse, onde o aluno deverá comparecer, levando a documentação pessoal e da última escola em que estudou. Após a análise do Writing Studio cículo. Quando sentir-se preparado, pode solicitar uma nova oportunidade para fazer a prova.

 

Quando posso iniciar os meus estudos?

Logo após a efetivação da matrícula na unidade escolar de interesse, onde o aluno deverá comparecer, levando a documentação pessoal e da última escola em que estudou. Após a análise do histórico escolar, a unidade CEJA informa as disciplinas e o material necessário para se terminar os estudos. Quem não cursou nenhuma série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano, antiga 5ª à 8ª série) ou do Ensino Médio (1º ao 3º ano), precisa fazer todas as disciplinas do segmento para o qual se matricular. Mas há situações em que o estudante não pode ser liberado de cursar parte do material didático. Veja!

 

* Quem concluiu todas as disciplinas de uma determinada série do Ensino Fundamental ou Médio, continuará os estudos de onde parou. A escola irá orientar sobre o material a ser utilizado a partir da análise do histórico escolar.

 

* Aquele que concluiu parcialmente uma série do Ensino Fundamental ou Médio, ou seja, ficou em dependência em alguma disciplina, pode finalizar a(s) disciplina(s) com pendência naquela série e prosseguir os estudos normalmente nas outras disciplinas sem precisar repetir toda a série na qual não obteve aprovação.

 

 

Estamos aguardando vocês!
Em Itaperuna: Rua Expedicionário Cabo Gama, 233 – Cidade Nova, Itaperuna – RJ.
Telefone: 38246916.

Em Natividade (Unidade Vinculada ao CEJA de Itaperuna) anexo a Escola Estadual
Flávio Ribeiro.

Em Porciúncula (Unidade Vinculada ao CEJA de Itaperuna) anexo ao Instituto de
Educação Eliana Breijão.

Em Bom Jesus (Unidade Vinculada ao CEJA de Itaperuna) anexo a Escola
Estadual Padre Mello.

..

 

ASCOM Writing Studio

3 comentários sobre “Venha estudar no CEJA de Itaperuna! É público, é de Graça e de qualidade.

  1. Cláudia Maria Rodrigues

    Minha filha tem 17anos, vai completar 18 anos em julho. Ela repetiu o 9ano e não quer estudar mais. Mas aceitou estudar aí. Ainda tem vaga? Ainda tem tempo de matricular ela?

  2. Maria Terezinha Matos Da Silva Souza

    Tenho cinquenta anos.
    Não tive a possibilidades de
    Completar meus estudos morava na zona rural
    Estudei até a Quarta série
    Colégio Darcy Garcia Bastos
    Alguns tempo atrás procurei documentos que registraram meus estudos e não encontrei .morava em Bom Jardim terceiro Distrito de Itajara.
    E esse Colégio acabou .
    O que faço.
    Minha ex Professora se chama Marina Ferreira Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *