Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 20:30 – Alerta vermelho: no Dia Mundial do Coração, o combate ao mal do século com a conscientização de bons hábitos para a saúde

Ele é cercado por veias e artérias e tem a delicada missão de bombear sangue para todo o nosso corpo, realizando a troca de importante substâncias. O coração deve ser lembrado todo dia, mas ganhou uma data no calendário só pra ele: 29 de setembro. A ocasião serve de alerta para o cuidado que é preciso ter com a saúde, mesmo em meio à turbulenta rotina dos dias atuais, além de conscientizar a população sobre os problemas cardiovasculares que podem acontecer em qualquer idade.

– A gente sabe que alguns hábitos alimentares e comportamentais nos últimos anos tem feito surgir diversos problemas de saúde, mas é importante lembrar dos cuidados que o nosso corpo precisa e visitar regularmente o médico para o acompanhamento necessário – destaca Luiz Antonio Teixeira Jr., secretário de Estado de Saúde.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Só no Brasil, em 2015, pouco mais de um terço das mortes registradas estão ligadas a doenças cardiovasculares, totalizando mais de 350 mil óbitos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. As causas são diversas: obesidade, estresse, sedentarismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, hereditariedade, falta de alimentação equilibrada, uso do álcool e tabaco, entre outras. Segundo o Chefe da Cardiologia Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Dany David Kruczan, a doença arterial coronariana é a mais prevalente e uma das que tem exigido bastante atenção dos especialistas.

– Podemos dizer que o mal do século é a doença arterial coronariana. Existem fatores genéticos, associados a certos hábitos, como o estresse do dia a dia e a alimentação de fast foods, que tornam muito mais prováveis as doenças do coração – destaca o cardiologista que, dos 40 anos de profissão, já dedicou 35 aos pacientes do instituto.

A doença arterial coronariana pode ser dividir em duas fases. A crônica é quando há uma dor no peito e se manifesta com algum esforço físico ou até mesmo em repouso, podendo irradiar para a mandíbula, braço esquerdo, abdômen, dorso, punhos e até para os dentes. Há também a fase aguda, quando ocorre uma fortíssima dor no peito, também podendo irradiar para outros membros e geralmente é acompanhada de náuseas, vômitos, palidez.Writing Studio ação de fast foods, que tornam muito mais prováveis as doenças do coração – destaca o cardiologista que, dos 40 anos de profissão, já dedicou 35 aos pacientes do instituto.

A doença arterial coronariana pode ser dividir em duas fases. A crônica é quando há uma dor no peito e se manifesta com algum esforço físico ou até mesmo em repouso, podendo irradiar para a mandíbula, braço esquerdo, abdômen, dorso, punhos e até para os dentes. Há também a fase aguda, quando ocorre uma fortíssima dor no peito, também podendo irradiar para outros membros e geralmente é acompanhada de náuseas, vômitos, palidez.

– Nestes casos, acontece o conhecido Infarto Agudo do Miocárdio, que provoca uma dor tão intensa que parece uma sensação de morte, segundo relatos de pacientes. É uma doença que ainda atinge em maior parte o público masculino, mas vem avançando também entre as mulheres, que hoje tem a vida tão ativa como a do homem – enfatiza.

O cardiologista reforça que a mudança de hábitos é essencial e começa com a conscientização de que é preciso dar um basta para ter uma nova vida. A prevenção continua sendo a melhor forma de cuidar da saúde, com o acompanhamento médico, boa alimentação e a inserção de atividades físicas na rotina.

– A avaliação completa de um cardiologista é o primeiro passo para a busca pelo tratamento. Somente ele é capaz de orientar sobre exames, medicamentos e condutas mais adequadas para cada paciente. Além disso, adquirir costumes mais saudáveis ao próprio dia a dia, como fazer caminhadas ou mesmo trocar o elevador pela escada. Costumo dizer que a palavra-chave é disciplina. Se a pessoa ainda não tem bons hábitos, é preciso mudar e a hora é agora – finaliza o médico.

O Instituto – A Secretaria de Estado de Saúde conta com uma unidade voltada exclusivamente para o tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), no Humaitá. Inaugurada em 1941, a unidade é referência no tratamento de patologias cardíacas de alta complexidade em adultos e crianças, oferecendo procedimentos de hemodinâmica e Cardiologia intervencionista com atendimento de urgência e emergência especializada 24 horas, cateterismo, entre outros. Em 2016, foram mais de 23 mil exames, cerca de 115,5 mil consultas e 1.590 internações.

Fonte: ASCOM Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *