Quarta – Feira – 21:00 – CUIDADO COM AS CRIANÇAS: OBESIDADE INFANTIL VAI QUADRUPLICAR ATÉ 2030, TECNOLOGIA É UMA DAS VILÃS

Apesar dos níveis de sobrepeso entre crianças chegarem a preocupantes 16,6%, a condição pode ser remediada com mudança de hábitos e acompanhamento. Veja como lidar com o problema:

Um levantamento anual do Ministério da Saúde apontou uma elevação de 60% no número de adultos obesos nos últimos dez anos. Ou seja, um em cada cinco brasileiros adultos está nesta situação – e metade da população está acima do peso. A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) reflete um dado assustador.

Os adultos obesos vêm desenvolvendo essa condição ainda na infância. A estatística é alta também entre as crianças: um em cada três brasileiros já apresenta excesso de peso enquanto pequenos. Chega a 16,6% o índice de meninos obesos com idade entre 5 e 9 anos e a 11,8% entre as meninas na mesma faixa etária, segundo Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE 2008-2009. A título de comparação, em 1974-1975, as taxas eram de 10,9% entre meninos e 8,6% entre meninas.

É importante salientar que a preocupação com os hábitos alimentares das crianças deve acontecer desde a gestação. Especialistas afirmam que o líquido amniótico transfere sabor, então a criança pode já nascer predisposta a preferir certos alimentos de acordo com a dieta da mãe. E mais: o paladar continua se desenvolvendo durante a amamentação.

A pediatra Christiana Grether de Souza, da Unimed Litoral, ressalta que é importante que pais e responsáveis compreendam que “ter um filho obeso é ter um filho doente”. Para a especialista, dar o exemplo é o primeiro passo para frear a explosão de obesidade infantil no mundo, já que boa parte da educação das crianças decorre do que elas veem os pais fazerem.

Além disso, buscar ajuda especializada durante este processo pode trazer efeitos positivos nesta batalha. Na Unimed Litoral, por exemplo, os beneficiários podem contar com o apoio do programa Kids – Crescer saudável, voltado para as crianças e que tem o objetivo de formar hábitos alimentares saudáveis através de atividades práticas, dinâmicas e lúdicas. O programa faz parte do Espaço Viver Bem – um complexo voltado à medicina preventiva que disponibiliza uma série de projetos direcionados à promoção da saúde e do bem estar. Lá existe ainda uma academia que fica à disposição dos clientes com o intuito de colaborar com o processo de redução de peso.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.2017 © Todos os Direitos Reservados.