Blog do Adilson Ribeiro

Sexta Feira – 09:50 – Atingidos pela seca, municípios da região pedirão socorro à Brasília

Os municípios do Norte/Noroeste Fluminense têm até o início da próxima semana para fazer um levantamento dos prejuízos com a longa estiagem que castiga a região e fundamentar a edição de decretos de emergência a serem encaminhados ao governo federal a fim de amenizar os prejuízos. Nesta terça-feira, prefeitos e secretários estiveram reunidos, em Miracema, com o secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, Jair Bitencourt, para encaminhar pedido de socorro a Brasília.

Bitencourt viaja para a capital federal na próxima quarta-feira. Até lá, espera que os municípios tenham concluído toda a documentação para a formalização dos decretos e o reconhecimento formal da situação através da Secretaria de Desenvolvimento do Ministério da Integração Nacional. Itaperuna, Natividade, Aperibé, Porciúncula, Varre-Sai, Italva, Itaocara, São José de Ubá e Laje do Muriaé preparam o decreto.

Outros cinco municípios já fizeram o mesmo, casos de Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, São Fidelis, Miracema, São Francisco de Itabapoana e Itaocara. Campos, Cardoso Moreira e Cambuci ainda não definiram se irão decretar emergência. Na preparação dos documentos, os municípios contarão com o suporte da Emater.

Na região, já são mais de quatro meses sem chuva. Só em São Fidélis, segundo a secretaria de Defesa Civil, são mais de 100 animais mortos e queda de 50% na produção de leite. Em alguns municípios, os moradores recorreram a carros-pipa.

..

 

Rádio Natividade com informações da Folha1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *