Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna- Quarta-feira – 23:35 – Divulgado o calendário do PIS 2018 . Click na fot e confira as datas de recebimento.

Se você faz parte do grupo de trabalhadores brasileiros que aguardavam a divulgação do Calendário PIS 2018 saiba que o mesmo já foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, os pagamentos do benefício começaram no último dia 28 de julho de 2018 para os nascidos neste mesmo mês e será finalizado no dia 16 de Março de 2018 para os nascidos em Maio e Junho.

A expectativa é que mais de 22,3 milhões de trabalhadores inscritos recebam o PIS 2018 que deve totalizar o valor de R$ 14,8 bilhões. Fique atento ao calendário e as novas regras para não perder os seus direitos uma vez que, o prazo final de recebimento do Abono Salarial é de 30 de Junho de 2018.

Como se sabe, o período de vigência da tabela do PIS 2018 corresponde a um ano, sendo que a mesma começa em julho e termina somente em 30 de junho do ano seguinte. Veja a seguir quais são as novas datas:

Você pode consulta o extrato do PIS basicamente de duas formas: presencialmente ou online. No primeiro caso, você deverá se dirigir a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal ou então em uma Casa Lotérica e apresentar os seguintes documentos:

  • O seu CPF;
  • O seu Cartão Cidadão (se não tiver poderá fazer a solicitação do mesmo).

Agora se você deseja contar com toda a comodidade e quiser fazer a consulta pela internet é só acessar o site da Caixa, procurar no menu “Benefícios e Programas” e clicar sobre “PIS” para realizar a consulta na nova tela.

Note que você precisará informar o número do seu PIS e a senha internet. Caso não possua esta é só clicar no botão “Cadastrar Senha” e criar a sua para fazer o acesso.

Novas regras do PIS 2018

Até o ano de 2015, bastava trabalhar 30 dias para ter o direito a receber o benefício integralmente. Agora com a adoção da Lei 13.134/15 o PIS será pago de forma semelhante ao 13º salário, ou seja, proporcionalmente aos meses trabalhados.

Em outras palavras, para receber o valor total do PIS 2018 é necessário que você tenha trabalhado todos os meses do ano. Caso contrário receberá o valor diminuído. Para saber como ficou a perspectiva para cada mês trabalhado é só acessar o link da Caixa (Writing Studio >Precisam ter trabalhado necessariamente com carteira assinada por empresa (pessoa jurídica) da iniciativa privada – ou seja, empregadas domésticas não estão incluídas;

  • Precisam ter 5 anos completos cadastrados no PIS ou mais para ter direito ao benefício.
  • O cadastro no PIS é feito na primeira contratação do trabalhador pelo empregador.

    Quem não tem direito ao PIS 2018?

    Nem todas as classes de trabalhadores têm direito ao Abono Salarial. O PIS 2018 é um benefício vedado aos trabalhadores de baixa rena empregados em regime CLT, portanto não terão direito ao PIS 2018 as seguintes categorias de trabalhadores:

    • Trabalhadores rurais com empregador pessoa física;
    • Trabalhadores domésticos com empregador pessoa física;
    • Servidores e trabalhadores do setor público – A essa categoria é reservado outro benefício – o PASEP 2018;
    • Trabalhadores com renda superior a 2 salários mínimos ao mês;
    • Trabalhadores informais (Sem carteira assinada);
    • Trabalhadores autônomos ou avulsos;
    • Diretores ou sócios de empresa sem vínculo empregatício.

    Writing Studio

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *