Blog do Adilson Ribeiro

Terça Feira – 23:25 – Prefeito de Japeri (RJ) é preso suspeito de ligação com o tráfico. Clique na foto abaixo e veja mais

Gravação mostra Carlos Moraes Costa, do Progressistas, conversando com chefe de uma quadrilha de traficantes da localidade de Guandu.

 

A polícia do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira (27) o prefeito de Japeri, na Baixada Fluminense. O Ministério Público acusa Carlos Moraes Costa, do Progressistas, de ter ligação com o tráfico de drogas.

“Governando para todos”. O slogan da prefeitura de Japeri, na Baixada Fluminense, casa direitinho com a investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro. É para todos mesmo, incluindo traficantes de drogas.

A investigação começou depois de um duplo homicídio em dezembro de 2016, um crime que a polícia descobriu estar ligado a uma guerra entre duas facções criminosas pelo Writing Studio É o Breno.
Prefeito: Fala, amigo, diga.
Breno: Tem como o senhor me dar uma ajudinha?
Prefeito: Dou. É para quê? É para o negócio da festa?
Breno: É, porque os caras está lá fora com o caveirão. Falou que vai acabar com a festa.
Prefeito: Acabamos de falar com ele agora. O negócio é o seguinte, disse que veio ordem lá do CPA, lá de fora, e que eles vão voltar.
Breno: Eles sabem que podem fazer por menos, ir para outro lugar. Pode deixar eles voltarem, nós vai estar aqui esperando eles.

“Isso deixou a gente bem indignado. Como o traficante tem essa intimidade de ligar para o prefeito da cidade de Japeri para reclamar que a PM estava combatendo o tráfico?”, perguntou o delegado Fábio Cardoso, da Divisão de Homicídios.

“Se valendo do aparato bélico do tráfico um curral eleitoral, onde só ele podia atuar politicamente e os demais políticos ligados ao grupo dele”, disse o promotor de Justiça Carlos Eugênio Laureano

Em outra gravação, uma assessora política do prefeito, Jeniffer Matos, conversa com o traficante Breno. Ele reclama de uma audiência pública sobre segurança que poderia atrair a atenção da polícia para a área da quadrilha.

Jeniffer: Ele falou que não teria como falar de Japeri e não falar daqui.
Breno: Sabe que vai trazer operação para favela. Os caras vêm aqui, o Miga e o prefeito, vêm aqui conversar comigo e nós fica tranquilão. Pode abortar aquela missão que eu não vou ajudar mais ninguém também não”.

Jeniffer de Matos foi presa nesta sexta-feira (27), assim como o prefeito de Japeri. Na casa de Carlos Moraes, os agentes apreenderam R$ 34 mil, uma pistola nove milímetros sem registro e munição.

O filho do prefeito agrediu um repórter-cinematográfico da TV Globo. Na chegada à delegacia, Carlos Moraes ameaçou os jornalistas.

“Depois a gente acerta na Baixada”, disse Carlos Moraes.
“O senhor está nos ameaçando?”, perguntou um jornalista.
“Estou ameaçando sim, estou sendo ameaçado, estou devolvendo”, respondeu o prefeito.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo considerou a ameaça do prefeito aos jornalistas um ataque direto à liberdade de expressão e ao direito à informação.

Na operação, a polícia também prendeu o vereador Cláudio José da Silva, do Progressistas. O presidente da Câmara, Wesley George de Oliveira, do mesmo partido, está foragido.

 

G1

 

VIDEO DO BALANÇO GERAL SOBRE O CASO DO PREFEITO DE JAPERÍ

https://youtu.be/xyl1s4l8IX0 Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *