Blog do Adilson Ribeiro

Macaé – Segunda Feira – 23:00 – Esgoto continua sendo lançado sem tratamento na Praia. Clique na foto abaixo e veja mais

Moradores voltaram a denunciar o crime ambiental. Situação tem contribuído com a degradação do local

 

A emissão de efluentes sem tratamento continua contribuindo com a poluição na Praia do Lagomar. Na última semana, a nossa equipe de reportagem esteve no bairro conversando com a população sobre os problemas de infraestrutura e o saneamento básico foi um dos pontos abordados e que precisam de uma grande atenção do poder público.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Sr. Marinho, apesar de boa parte do Lagomar ter sido contemplado com a rede de coleta de esgoto durante as obras de urbanização, ela até hoje não teria sido ligada à ETE do Engenho da Praia.

Com isso, grande parte dos dejetos estaria sendo lançada na praia. “O Esgoto no Lagomar é uma vergonha. A Estação de tratamento está pronta mas até hoje não ligaram a rede daqui com ela. A maioria dos moradores ainda depende dos caminhões suga-fossa, que não conseguem atender a demanda da população, que é de cerca de 40 mil pessoas, ou seja, as caixas transbordam”, conta ele ressaltando que isso leva a outro problema ainda maior.

“Alguns moradores ligaram o esgoto na rede pluvial, de forma clandestina, e o esgoto vai todo para a areia da praia, poluindo uma das nossas poucas opções de lazer aqui”, lamenta.
Quem sofre mais com esse crime ambiental são os moradores e comerciantes que vivem próximo a praia. “O fedor é tanto! Já não tinha praia boa, agora então está pior. A Lagoa dos Patos é um exemplo. Invadiram e o esgoto dela vai todo para a areia”, denuncia o líder comunitário.

Durante a nossa visita foram detectados quatro pontos de despejo de esgoto na praia: altura da W16 (Lagoa dos Patos), W22, W24 e W26. O morador Gedeon, que vive há quatro anos no local, relata os transtornos provocados por conta disso.

“Isso acontece direto, todos os dias. Eu moro e tenho comércio aqui e tem dias que fica insuportável o mau cheiro. É inadmissível em pleno século 21 isso acontecer. O poder público não está nem aí, ninguém toma uma providência. É uma falta de vergonha”, reclama.

Não é de surpreender que nos últimos anos a praia tem apresentado resultados nada satisfatórios nos exames de balneabilidade realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Lagomar ficou impróprio para o banho várias vezes nos últimos meses.

Vale ressaltar que a ligação clandestina de esgoto é considerada um crime ambiental e o responsável pode pagar uma multa que, de acordo com a Lei nº 027/2001, pode variar dependendo da gravidade. A nossa equipe entrou em contato com a prefeitura, que informou que a questão foi encaminhada à secretaria Adjunta de Saneamento.

Ela ressaltou que o Lagomar possui sistema de esgotamento sanitário em operação. A rede tipo separador absoluto existente, coleta e encaminha para a Estação de Tratamento de Esgotos, denominada ETE Lagomar, que se encontra fisicamente instalada no bairro Engenho da Praia.

A ETE Lagomar encontra-se em funcionamento e operada pelo poder público municipal, promovendo o tratamento dos esgotos sanitários provenientes do bairro Lagomar. O poder público municipal, junto com os demais órgãos competentes, tem atuado no sentido de manter a operacionalidade do sistema, com ações complementares sendo elas: manutenção das estações elevatórias existentes, desobstrução, ligações domiciliares e identificação de ligações em desconformidade com as Writing Studio oto é considerada um crime ambiental e o responsável pode pagar uma multa que, de acordo com a Lei nº 027/2001, pode variar dependendo da gravidade. A nossa equipe entrou em contato com a prefeitura, que informou que a questão foi encaminhada à secretaria Adjunta de Saneamento.

Ela ressaltou que o Lagomar possui sistema de esgotamento sanitário em operação. A rede tipo separador absoluto existente, coleta e encaminha para a Estação de Tratamento de Esgotos, denominada ETE Lagomar, que se encontra fisicamente instalada no bairro Engenho da Praia.

A ETE Lagomar encontra-se em funcionamento e operada pelo poder público municipal, promovendo o tratamento dos esgotos sanitários provenientes do bairro Lagomar. O poder público municipal, junto com os demais órgãos competentes, tem atuado no sentido de manter a operacionalidade do sistema, com ações complementares sendo elas: manutenção das estações elevatórias existentes, desobstrução, ligações domiciliares e identificação de ligações em desconformidade com as determinações legais que causam as referidas línguas-negras.

Ela esclarece que a Estação de Tratamento de Esgoto, denominada ETE Engenho da Praia, também localizada fisicamente no bairro Engenho da Praia, não faz parte do sistema de esgotamento sanitário do bairro Lagomar.

 

ODEBATEON Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *