Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 15:45 – EUA aprovam droga contra vários tipos de câncer. Bayer “vai bancar”. Click na foto e veja a matéria completa:

O FDA, agência norte-americana que controla alimentos e remédios, acaba de aprovar uma droga inédita da Bayer que pode tratar vários tipos de câncer com base em um gene comum, e não na localização no corpo.

O larotrectinib teve sua aprovação acelerada após ter apresentado sucesso no tratamento de cânceres de adultos e pediátricos que atualmente não têm tratamentos satisfatórios, ou que progrediram após a terapia.

Entre eles, tumores nas glândulas salivares, pulmão, mama, câncer de tireóide e sarcoma dos tecidos moles.

A droga demonstrou uma taxa de resposta global de 75% em adultos e de 93% em crianças, com redução de efeitos colaterais em 90% nos pacientes.

Esta é a segunda droga já aprovada pela FDA que trata cânceres com base em um certo traço genético, independentemente da idade do paciente ou do tipo de câncer.

Também é a primeira droga a tratar cânceres que contêm o gene NTRK específico, presente em várias formas de câncer comuns em adultos eformas raras de câncer pediátrico.

No Brasil

O diretor de comunicação da Bayer no Brasil, Paulo Pereira, confirmou as informações em entrevista ao SóNotíciaBoa e disse que o remédio “já está na Anvisa para aprovação. A expectativa da Bayer é de ele seja aprovado no primeiro semestre de 2019” para comercialização no Brasil.

Quase de graça 

A outra notícia boa é que droga, caríssima, “será bancada” pela Bayer.

Ela está sendo vendida sob a marca Vitrakvi por US $ 32.800  – mais de R$ 126 mil – para 30 dias de tratamento, mas a empresa tomou medidas para que todas as pessoas possam ter acesso ao medicamento.

Como a maior parte das companhias de seguro saúde cobrirá os custos nos EUA, a maioria dos pacientes terá que pagar apenas cerca de US $ 20 – menos de R$ 80.

Se houver complicações com a cobertura de seguro, a Bayer informou que vai ajudar com pagamentos, ou fornecerá a medicação ao paciente gratuitamente, enquanto os detalhes são resolvidos.

Se tudo isso falhar, a empresa vai conectar o paciente a uma instituição de caridade financiada pela Bayer que fornece o medicamento gratuitamente.

Além disso, o Programa de Compromisso Vitrakvi da Bayer afirma que, se um paciente não mostrar uma resposta ao medicamento dentro de 90 dias, ele reembolsará o custo do medicamento à companhia de seguros, ou ao programa do governo, informou a Forbes.

O diretor de comunicação da Bayer Brasil não soube informar se a empresa também vá “bancar” o remédio por aqui.

Sucesso nos testes

A droga foi estudada em três ensaios clínicos que incluíram 55 pacientes pediátricos e adultos com tumores que exibiram a fusão do gene NTRK e não foram tratados por ne Writing Studio no uso de biomarcadores para orientar o desenvolvimento de medicamentos e a distribuição mais direcionada de medicamentos. Agora temos a capacidade de garantir que os pacientes certos recebam o tratamento certo no momento certo.

Como

“Em alguns tipos de câncer, uma parte do gene TRK se ligou a outro gene, que é chamado de fusão. Quando isso ocorre, ele leva o gene TRK a ser ligado quando não deveria e faz com que as células cresçam incontrolavelmente ”, disse o Dr. Ted Laetsch, Professor Assistente de Pediatria no Simmons Cancer Center da UT Southwestern.

“O que é único sobre a droga é que ela é muito seletiva; bloqueia apenas os receptores TRK ”.

Antes da aprovação desta semana pelo FDA, não havia tratamento para muitos dos cânceres que freqüentemente expressavam essa mutação.

Com informações do GNN e Forbes, Reuters e CNBC

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *