Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna Quinta feira 19:13 – Dr. Roninho era investigado desde 2012 por estelionato (171). Clique na foto abaixo e Saiba mais.

O médico itaperunense Ronald Crespo, o Dr. Roninho, foi preso na tarde desta quarta-feira (19), por agentes da Polícia Federal, no interior de seu consultório, no Centro da cidade. Investigado desde 2012 em processo de estelionato, ele foi condenado a pena de quatro anos e cinco meses em regime semi-aberto, ele era apontado com Writing Studio es de internação com o diagnóstico da doença e o tipo de operação, assinados por Ronald e outros médicos, mas sem o nome dos pacientes.

— Os documentos reforçam o desvio de dinheiro público. A investigação da Delegacia Fazendária e a auditoria da secretaria de Saúde do estado já apontavam indícios de fraudes no SUS. Essa apreensão é muito importante, pois o fato de haver documento assinados sem o nome do paciente, caracteriza crimes como peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha —explicou a delegada, que vai ouvir os depoimentos de funcionários e do candidato a prefeito de Itaperuna.

Segundo a delegada, há dezenas desses boletins, a maioria para emissão de autorizações de internação com o objetivo de fazer cesarianas. Também foram encontrados pedidos para histerectomia abdominal, ou seja, a retirada do útero para evitar a gestação (esterilidade). Ela disse também que o médico pode responder por crimes relacionados à Saúde Pública, uma vez que na casa de Saúde não havia gerador no centro cirúrgico. A unidade já funciona há 43 anos em Italva e recebe pacientes de municípios vizinhos.

A juíza da Vara Criminal de Italva, Samara Freitas Cesário, expediu mandados de busca e apreensão na unidade e na Central Reguladora de Internações do noroeste fluminense. Durante a operação da DelFaz, batizada de “Protocolo Fantasma”, os investigadores também encontraram na casa de Saúde, Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) de 2008 até os dias de hoje, quando há suspeitas de que a fraude ocorreu. Já na Central Reguladora, responsável pela autorização das internações, foram emitidas as listagens de todos os procedimentos realizados nos últimos cinco anos. Não foi necessário apreender os computadores, uma vez que isso poderia prejudicar a vida dos pacientes que buscam por internação na área.

Fonte: O Globo

Relatório reforça irregularidades

O relatório afirma que o médico Ronald Faria Crespo, diretor da Casa de Saúde de Italva com carga horária de 5 horas semanais, teria condições de produzir 1.800 exames por mês, porém, o mesmo cobrou do SUS 3.918 exames acima da capacidade instalada, gerando um débito dos exames cobrados acima da capacidade de produção, a quantia de R$ 105.955,25 (cento e cinco mil novecentos e cinqüenta e cinco reais e vinte e cinco centavos).

Ainda segundo o relatório Dr. Roninho também é acusado de ter cobrado por procedimentos médicos na paciente M.J.T.A., nos meses de março, maio e outubro de 2010 só que a tal paciente já tinha morrido antes, em janeiro, na cidade de São Paulo.

O relatório afirma que de Janeiro de 2008 a Março de 2012 teriam sido feitos 501 exames de laringe, mas, como o próprio Dr. Roninho informou aos auditores, sua casa de saúde não faz tais exames. De acordo com o relatório, Dr. Roninho tem que devolver 7.884.517,60 ( sete milhões, oitocentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta e seis reais e sessenta centavos), cabendo ao mesmo apresentar defesa.

Da redação da Rádio 96.9 FM – Fotos: Reprodução/Blog do Adilson Ribeiro e Facebook Writing Studio

Um comentário sobre “Itaperuna Quinta feira 19:13 – Dr. Roninho era investigado desde 2012 por estelionato (171). Clique na foto abaixo e Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *