Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 11:45 – Carlinhos Brown se veste de Bom Velhinho, mas afirma: ‘Não temos o direito de exigir que haja um Papai Noel negro’. Click na foto e veja a matéria completa:

 

Do carnaval baiano, festa na qual é presença marcante há 40 anos, Brown não quer mais fazer parte. Ao menos, como empreendedor. Quando 2019 chegar, ele vai diminuir o ritmo.

— Se fosse só comandar um bloco… Mas não, é responsabilidade demais. Eu tenho que pagar tecido que falta, resolver instrumentos de várias baterias… Amo a cultura, mas sou um intérprete. O carnaval da Bahia é imutável, alegre. Eu não vou fazer nenhuma falta — decreta, acrescentando: — Só não vou deixar de participar da Lavagem do Bonfim e da Enxaguada de Iemanjá. Meu último compromisso na Bahia é em 2 de fevereiro. Aí, viajo para os Estados Unidos numa turnê com os Tribalistas, fico até o dia 20, mais ou menos, volto para um show na Costa do Sauípe e depois vou fazer o carnaval em São Paulo e nas Ilhas Canárias (Espanha). Lá são só duas horas de trabalho, e não oito, dez. Vou tirar férias! É uma superação pessoal.

Antes, porém, em janeiro, Brown tem um compromisso firmado com Gabriel Paulino. Durante esta reportagem, o menino do Santa Marta fez um pedido inusitado ao ídolo:

— Você quer ser meu padrinho? Nunca tive um…

Compadecido, o baiano respondeu:

— Aceito sim. V Writing Studio Tribalistas, fico até o dia 20, mais ou menos, volto para um show na Costa do Sauípe e depois vou fazer o carnaval em São Paulo e nas Ilhas Canárias (Espanha). Lá são só duas horas de trabalho, e não oito, dez. Vou tirar férias! É uma superação pessoal.

Antes, porém, em janeiro, Brown tem um compromisso firmado com Gabriel Paulino. Durante esta reportagem, o menino do Santa Marta fez um pedido inusitado ao ídolo:

— Você quer ser meu padrinho? Nunca tive um…

Compadecido, o baiano respondeu:

— Aceito sim. Vou pegar o contato da sua mãe e, em janeiro, vou lá na sua casa te batizar, celebrar com bolo e guaraná.

Tem Papai Noel melhor que esse? Que presentão!

Brown vira Braúna em animação educativa

Apaixonado pela natureza, Brown vai lançar no ano que vem cartilhas educativas sobre pertencimento ambiental direcionadas às crianças do ensino fundamental 1. As histórias são protagonizadas pelos indiozinhos Paxuá e Paramim, personagens criados por ele. A gotinha Xuê, o cadeirante Ruani, o macaco Lim e o passarinho Psiuva, entre outros, também fazem parte dessa turminha. O próprio Brown ganhou sua versão animada: o descolado Braúna.

— Ele fica mordendo a língua, como eu — acha graça, explicando: — Nasci num ambiente florestal, sem luz elétrica. Vi tudo se deteriorar com a chegada do asfalto. Por isso, sei da importância da conscientização. E de maneira atrativa: as cartilhas têm QR Codes que levam a clipes musicais.

A educação ambiental é só uma primeira temática. Ele ainda planeja lançar materiais sobre educação econômica, saúde, segurança doméstica, geografia brasileira e latina…

— Se chegar às escolas públicas, ficarei feliz. Ano que vem, vou focar num filme com esses personagens. Mauricio de Sousa e Monteiro Lobato são minhas inspirações — revela.

Fonte: Extra Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *