Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-feira – 17:40 – Cacique da etnia Tukano é assassinado a tiros na frente da família, em Manaus. Clique na imagem para mais informações:

Um cacique da etnia Tukano, de 53 anos, foi morto a tiros na casa em que morava, na comunidade Urukia, na Zona Norte de Manaus, na madrugada de quarta-feira (27). Homens encapuzados entraram na casa e atiraram contra o cacique. A esposa e a filha da vítima presenciaram o crime.

Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que vai investigar o caso, a motivação do crime ainda é desconhecida.

De acordo com a esposa de Francisco de Souza Pereira, Dulcinéia Ferreira Lima, de 51 anos, o casal estava em casa, junto com a filha de 11 anos. Por volta de 1h, três homens não identificados arrombaram a porta e foram até o quarto em que eles dormiam.

“Eles meteram o pé na porta. Estávamos dormindo e acordamos assustados. Queriam tirar ele da casa, ele não saiu e deram tiros nele lá mesmo. E aí foram embora. Ainda colocaram a mão na boca da nossa filha para ela não gritar”, disse Dulcinéia.

Pereira era um cacique indígena da etnia Tukano e atuava em lideranças de 42 aldeias, segundo sua família. A esposa conta ainda que a vítima não tinha briga com ninguém e sempre trabalhou em prol das comunidades.

Liderança indígena

A irmã de Francisco Pereira, Sulamita de Souza Pereira, 55 anos, lembra que o irmão costumava trabalhar com obras. Ele era envolvido com aldeias indígenas mas passou a buscar liderança após a morte da mãe, há quatro anos.

Writing Studio ck-category=”Link no Texto” data-track-links=””>“Ele tirava até da comida dele para dar para os outros. Dizia ‘Isso é para você. Não é muito, mas o que eu tenho para ajudar é isso’. Se você procurar qualquer um da comunidade, é o que vão dizer. Não é justo o que fizeram com ele”, lamentou.

O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: G1.

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *