Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 17:55 – Jovem vai parar na UTI por causa de objeto esquecido na barriga após cirurgia, afirma família. Clique na imagem e entenda o caso:

Com 24 anos e cheia de sonhos, que incluem ver seus dois filhos crescerem, a jovem Pollyanne Klem luta para viver. Ela parou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em coma induzido após ser submetida a uma cirurgia e ter um objeto metálico esquecido na barriga.

Dividindo momentos de angústia e fé, sua mãe Sônia Roriz conversou rapidamente com a reportagem pelo WhatsApp na tarde de ontem.

Às 17h11, ela disse que estava sofrendo muito e que, por enquanto, não poderia falar porque estava cuidando da filha, que voltava para o centro cirúrgico por conta de uma hemorragia.

Na cidade onde o problema pode ter começado, comenta-se que o médico teria esquecido gaze na barriga dela. Outros dizem que teria sido um bisturi. Buscando uma resposta, a reportagem questionou a mãe, e ela declarou: “O que posso dizer é que foi encontrado um artefato metálico não identificado na cavidade abdominal. É isso que está na tomografia e posso provar.”

Amiga da jovem, a vendedora Danieli Gomes, 24, contou que Pollyanne começou a se sentir mal depois da cesariana feita há cerca de cinco meses em um hospital filantrópico na região serrana.

De lá para cá, a jovem se submeteu a dois procedimentos (um ontem). Ele teve infecção pós-parto, passou por quatro internações e oito idas ao pronto-socorro da região.

“Minha amiga reclamava que sentia dores, estava pálida e seu cabelo caiu muito. Ela contou que voltou para o hospital onde ganhou o filho, mas só passavam remédios de dor.”

E completou: “Há cerca de três semanas, ela me falou que iria passar por uma nova cirurgia, no mesmo hospital, porque haviam esquecido algo na barriga. Cheguei a visitá-la e ela não estava nada bem.”

Segundo Danieli, na última terça Pollyanne foi transferida de ambulância para o Hospital Dório Silva, na Serra, onde está internada. Um dia antes, fez uma cirurgia.

Agora, amigos e parentes fazem campanhas nas redes sociais pedindo doação de sangue O-. Às 22h41, a mãe da jovem enviou um áudio reforçando a sua fé e esclarecendo que os médicos faziam um procedimento para estancar a hemorragia. Até o fechamento da edição, eles não tinham terminado.

Esclarecimento

O nome do médico, bem como o hospital e a cidade onde teria acontecido o problema, não estão sendo divulgados, pois a família não detalhou quais medidas irá adotar.

Conselho orienta que casos sejam denunciados

Falando no contexto geral, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-ES), Celso Murad, orientou que as pessoas denunciem supostos casos em que há indícios de erros.

A denúncia, que não pode ser anônima, deve ser feita pelo paciente ou responsável no CRM, na rua Professora Emilia Franklin Mululo, nº 228, Bento Ferreira, Vitória, de segunda a sexta-feira. Provas são fundamentais para a apuração dos fatos.

Defesa

Já a defesa do médico que fez o parto da jovem Pollyanne Klem, em um hospital da região serrana, informou que não foi encontrado nenhum “objeto estranho” originado desse procedimento.

Disse ainda que a paciente apareceu no hospital cinco meses após o parto e foi submetida a uma nova cirurgia por conta de um abscesso e que, na ocasião, nenhum objeto estranho foi encontrado ou esquecido.

A reportagem também ligou para o hospital e pediu para falar com a direção. A pessoa que atendeu a ligação explicou que o diretor clínico deveria ser ouvido, mas que ontem isso não seria possível, pois ele não estava no local.

Pouco sangue nos hemocentros

Em períodos festivos, os estoques de bolsas de sangue dos hemocentros em todo o Estado registram baixas significativas. Com a aproximação do Carnaval, a preocupação fica por conta da redução na doações de sangue RH negativo, especialmente o O-, que é o tipo sanguíneo da jovem Pollyanne Klem.

O estoque atual de “O negativo” é de quatro bolsas. O ideal são 26 bolsas. A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, falou sobre a importância da doação de sangue, que pode ser feita por pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira vez deve ser obrigatoriamente até os 60 anos.
Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Onde doar

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitó Writing Studio Coleta a Distância da Serra

Av. Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de 2ª a 6ª, das 7h às 16h (cadastro do doador se encerra às 15h20). Tel: 3218-9429/ 9242.

Hemocentro de Linhares

Av. João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de 2ª a 6ª, das 7h às 16h (cadastro do doador se encerra às 12h30). Tel: (27) 3264-6000 /6019.

Hemocentro Regional de Colatina

Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de 2ª a 6ª, das 7h às 16h (cadastro do doador se encerra às 12h30). Tel: (27) 3717-2801.

Hemocentro Regional de São Mateus

Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 2, Parque Washington. Funciona de 2ª a 6ª, das 7h às 16h (cadastro do doador se encerra às 12h30). Tel: (27) 3767-7957.

Fonte: Tribuna Online. Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *