Blog do Adilson Ribeiro

Itaperuna – Quinta-feira – 16:50 – Moreira defende a volta da ditadura militar e diz que o Brasil cresceu muito no período, embora a inflação tenha chegado a 223% na época. Assista ao vídeo abaixo:

25 comentários sobre “Itaperuna – Quinta-feira – 16:50 – Moreira defende a volta da ditadura militar e diz que o Brasil cresceu muito no período, embora a inflação tenha chegado a 223% na época. Assista ao vídeo abaixo:

  1. Roberto Silva

    O vereador Moreira precisa estudar mais e aprender a falar primeiro, pois não sabe, e quando fala, fala uma merda dessa ou fica puxando o saco de terceiros……..

  2. Wolney

    Apoio as palavras do Moreira. No tempo da intervenção militar, o Brasil era melhor do que hoje. INTERVENÇÃO MILITAR NÃO É GOLPE. Está na constituição os militares manterem a ordem. SOCIALISMO NUNCA FUNCIONOU.

  3. lailson felipe ferreira

    Ele é um bom rapaz, mas essas suas palavras estão destoadas da história, da verdade , da imparcialidade, da realidade e da razoabilidade. Faltou_lhe a percepção das sujeiras e desumanidades que foram praticadas e escondidas.

  4. Willian

    Pelo que se sabe, ditadura é quando alguém se apega e tenta se perpetuar no poder, como foi o caso recente dos partidos de esquerda com a criação do Foro de São Paulo, onde mesmo às custas do sofrimento da população exposta à fome e a miséria, dominam com mão de ferro por gerações e gerações, como é o caso do que está acontecendo na Venezuela, em Cuba e na Coréia do Norte por exemplo. Uma coincidência nisso tudo é que os três países que em citei são de regimes socialistas ou comunistas. No Brasil existiu uma INTERVENÇÃO militar, quando após a renúncia de Jânio Quadros, a cadeira presidencial foi declarada vaga pelo próprio Congresso Nacional em 31 de março de 1964 , tendo os militares assumido o país em 01 de abril de 1964 pelo período de 20 anos (ou 5 mandatos) para dar fim à INTENTONA COMUNISTA, uma tentativa de partidos de esquerda de implantar esse regime falido no nosso país. A prova de que NÃO houve ditadura é que 20 anos depois da INTERVENÇÃO, quando foi debelada a ameaça comunista, os militares devolveram o poder. Se alguém tem alguma dúvida do que eu estou falando, veja esse vídeo nas palavras do próprio Lula. https://www.youtube.com/watch?v=qY0u4Mrgwfc

    1. José Mauro

      Sr. Willian. O Sr. não deve ter tido sequer o trabalho de ir até o “dr. Google” para embasar o que disse. Se tivesse feito a consulta saberia que sua definição de ditadura não passa nem perto do correto. Saberia que Jânio Quadros renunciou em 1961 e não em 1964. Também saberia que João Goulart era o vice-presidente e ocupava a presidência quando houve o golpe militar, que foi apoiado por segmentos poderosos da sociedade brasileira da época, como a Igreja católica, os ruralistas, a classe média, a imprensa e o apoio externo dos americanos.
      Você também se equivoca ao mencionar intentona comunista, pois esta se refere ao período getulista. Os apoiadores do socialismo, na época do golpe militar, eram organizados democraticamente como partidos ou associações diversas.
      A ditadura militar se impôs gradativamente e só terminou em 1985 não porque os militares queriam, mas porque a sociedade civil e os americanos não mais os apoiava. A economia estava destruída, com uma hiperinflação galopante. Nas mãos dos militares, caminhávamos para uma “Venezuela com sinal trocado”.
      Você mencionou as ditaduras de Venezuela, Cuba e Coréia do norte como exemplo de regimes de esquerda opressores ou fracassados, mas se esquece de mencionar as ditaduras de direita retumbantemente fracassadas e também marcadas por perseguições e falta de liberdades ocorridas, por exemplo, no Chile, na Argentina, no Equador, no Paraguai, isso pra ficar só aqui na américa do sul. Você sabia que Cuba já teve regime militar?
      A cereja do bolo é colocar um depoimento do Lula para defender sua tese. Quando é pra defender ideologias de esquerda o discurso dele não serve, mas, para justificar um período de opressão e falta de liberdades imposto pelos militares, o Lula é doutor. Tenha paciência, né!
      Só pra constar: não sou simpatizante da esquerda e nem eleitor do PT ou Lula. Também não votei no Bolsonaro.

      1. Willian

        Sr José Mauro, onde o Sr leu que eu disse que Jânio renunciou em 64? Eu disse que “após a renúncia o posto presidencial foi declarado vago”. E outra: A intentona Comunista foi uma tentativa de golpe da esquerda contra o governo de Jânio Quadros e debelada em 1935, mas suas raízes permaneceram, pois nem todos os políticos que tentaram implantá-la no Brasil foram exilados, tanto que em 1964, quando os militares assumiram o posto presidencial, João Goulart estava em visita à China e URSS, estreitando laços com o regime comunista. História não se apaga. Verifique como se encontrava distinta e oposta a situação econômica das duas Alemanhas (RFA e RDA) quando o muro de berlim caiu. A Alemanha Oriental (comunista) encontrava-se na miséria, tendo sido coibidas com mortes várias tentativas de èxodo de pessoas pulando o muro em direção à Alemanha Ocidental por puro desespero. Em um outro exemplo (e esse acontece na atualidade), repare bem a situação das duas Coréias: A do sul, capitalista, industrializada e próspera. A outra, comunista, uma ditadura sanguinária cujo o poder é passado de pai para filho e que impõe miséria e fome em seu povo. Isso sem contar países como Cuba, cujo seu eterno e finado ditador Fidel Castro, recorreu a um GUERRILHEIRO ASSASSINO chamado Che Guevara (que a esquerda no Brasil idolatra como herói), para tomar o poder às custas das mortes de quem se opunham a eles. Lá, tal qual uma dinastia, o poder é passado de irmão para irmão.

        1. José Mauro

          Caro Willian, antes de mais nada, agradeço por você ter mantido o nível de diálogo respeitoso. Hoje, nos diversos ambientes virtuais, inclusive nos comentários deste blog, os discursos de intolerância e ódio são frequentes.
          Vamos às correções: A viagem de João Goulart à china ocorreu em 1961 quando Jânio renunciou. Em 1º de Abril de 1964 João Goulart estava no RJ, viajou para Brasilia e, em função do golpe militar, foi para o RS e de lá para o exílio no Uruguai e Argentina. No dia 02/04, sob as ordens dos militares, o congresso declarou vago o cargo de presidência da República. Este são os fatos históricos.
          As turbulências políticas começaram com a renúncia de Jânio em 1961. Com isso, houve uma grande resistência, especialmente dos conservadores, militares e os americanos, com relação ao João Goulart, culminando com um período de 2 anos em que o Brasil esteve sobre o regime parlamentarista. Ai, em 31/03/1964, com João Goulart legitimamente na presidência do Brasil e em território nacional, veio o golpe dos militares.
          Não vou comentar o que você disse sobre os regimes socialistas, pois, como disse, não simpatizo com os mesmos, da mesma forma que não simpatizo, diferentemente de nosso presidente, de ditadores sanguinários de direita como Alfredo Stroessner (Paraguai) e Pinochet (Chile), pra ficar em apenas dois.
          Vou te fazer um desafio: Indique uma característica de regime militar ditatorial que em algum momento não esteve presente nos 20 anos em que os militares governaram o nosso país?

      2. CAROL

        JOSÉ MAURO, QUEM DISSE QUE “APOIO POPULAR” É SUFICIENTE PRA DERRUBAR DITADURA? SE FOR ASSIM, PEDE PRO MADURO METER O PÉ DA VENEZUELA, PORQUE O POVO DE LÁ EM PESO JÁ NÃO O QUER MAIS FAZ ALGUM TEMPO.

        1. CAROL

          DURANTE O PERÍODO MILITAR, FORAM INAUGURADAS VÁRIAS OBRAS IMPORTANTES NO BRASIL, COMO A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA QUE NÃO TEVE TEMPO DE SER TERMINADA, MAS QUE SERIA A MAIOR OBRA DE VIA TERRESTRE PIONEIRA EM CONSTRUÇÃO NO MUNDO, AS HIDRELÉTRICAS DE TUCURUÍ, DE BALBINA E DE ITAIPÚ (A MAIOR DO BRASIL), AS USINAS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS, A FERROVIA DO AÇO, O PROJETO DE MINÉRIO DE FERRO DE CARAJÁS E DE CELULOSE DE JARI E A PRÓPRIA PONTE RIO-NITERÓI. ACHA POUCO? A ATUAL CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE É A RETOMADA DE UM PROJETO APRESENTADO PELOS MILITARES NOS ANOS 70, CHAMADO DE HIDRELÉTRICA DE KARARAÔ. QUE VENEZUELA É ÉSSA QUE O JOSÉ MAURO MENCIONA, COM TANTAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA TÃO IMPORTANTES? COM CERTEZA ELE NUNCA LEU SOBRE O PERÍODO DO “MILAGRE ECONÔMICO” CARACTERIZADO POR UM EXPRESSIVO CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS E QUE ACONTECEU ESPECIALMENTE ENTRE OS ANOS DE 1969 E 1973 NO GOVERNO DO GENERAL EMÍLIO MÉDICI, EMPLENO REGIME MILITAR.

          1. José Mauro

            Carol, respeito sua opinião, mas seu discurso é o mesmo que os defensores do regime militar fazem desde sempre. Não sei se você viveu os dias de governo militar. Eu passei toda minha infância e juventude. Não tenho a mínima saudade.
            Os feitos que você mencionou são os 7 ou 8 de sempre. Para 20 anos de governo, num país de dimensões continentais que, nos anos 70, já tinha uma população de mais de 70 milhões de habitantes, é muito pouco sim.
            Pra grande massa da população, especialmente os que ganham em torno de 2 salários mínimos mensais, o que importa é o poder de compra e este é influenciado pela inflação.
            Durante os anos do milagre econômico a inflação foi de 19,3% em 1970 a 26,9% em 1974. Nos anos 80 foi de 110% em 1980 a 235% em 1985. Com todas as obras e realizações do período militar, com esta inflação, como você acha que viviam os mais pobres, ainda que empregados?
            Se você acha que insatisfação popular não derruba regime autoritário, você não conhece a história dos povos pelo mundo.

        1. José Mauro

          Caro William, a menção ao Google foi uma ironia. Só pra provocar. Sem ofensas.
          Acho que nossa conversa foi boa.
          Um abraço.

  5. Rogério

    Pois é!! Este senhor vem sendo reeleito com esse discurso paupérrimo e ações piores ainda. Sempre se mostrou submisso ao Executivo, servindo de massa de manobra para os interesses de quem está no poder.
    Nunca se destacou em nada na vida política.
    Se ele gosta tanto de ditadura, mude pra Cuba ou Coreia do Norte. Itaperuna agradeceria.

  6. Opositor Consciente

    Muito bem Vereador! Estamos na Democracia e podemos falar o que pensamos. Os militares atendendo o clamor do povo em 1964 , assumiu o Governo e fez a maior Administração de nossa história. O Brasil não estava nem entre as cinquenta melhores economias do mundo, os militares quando deixou o Poder o Brasil estava e permanece até hoje em oitavo lugar. Precisamos mesmo, ler e estudar a verdadeira história do Brasil. Também afirmo: Não houve ditadura. Tinha 2 Partidos e foi exatamente nesse período que surgiu a TV Globo e outras emissoras de rádio e TVs. A história nos mostra que em Ditaduras a Imprensa é banida assim como em Cuba que só tem um jornal. Então procura bons livros de História com Autores isentos de ideologia marxista e estudem.

      1. Willian

        O Ato Institucional nº 5 foi uma ferramenta de repressão dos militares, usado apenas contra aqueles que, no início da Intentona Comunista, eram liderados por Luis Carlos Prestes e tentavam implantar o comunismo no Brasil. A história não deixa falhas, a intenção era exterminar de vez a tentativa dos partidos comunistas de implantar o regime falido aqui. Se tivessem obtido êxito, hoje estaríamos na miséria. Quero aproveitar aqui, Adilson, e deixar mais um vídeo interessante de ser visto: https://www.youtube.com/watch?v=FJaU2wcyXzo

        1. Willian

          Só pra deixar claro e não ser incompreendido como ocorreu com o José Mauro, eu disse que NO INÍCIO ERAM LIDERADOS POR LUIS CARLOS PRESTES (1935), mas o AI-5 foi instituído três décadas depois, quando se iniciou o período da intervenção militar que debelou de vez a ameaça comunista.

      2. CAROL

        COMO ACONTECE COM AS PESSOAS, ADILSON, EXISTIU UMA ÉPOCA QUE O BRASIL PRECISOU TOMAR UM REMÉDIO AMARGO PRA SE LIVRAR DE UMA DOENÇA SERÍSSIMA QUE SE ANUNCIAVA.

  7. Juninho

    Nossa , quero acreditar que ele quiz apontar serviços pelo exército , que ocorreu nos dias de hoje mas ele como Vereador e os demais pode sim cobrar pelas ações sociais na praças, um torneio de futebol mesmo que virtual nos dias hoje a evolução e necessária realizar mecanismo pra afrontar que ele.mesmo relatou….

  8. Opositor Consciente

    Estude! O que precisa na Democracia é responsabilidade. Democracia não é sinônimo de anarquia. O que se via em 64 era os comunistas querendo implantar aí sim a Ditadura do Proletariado. Essa quadrilha esquerdista que governou o País nos últimos 24 anos, nunca lutaram por “Democracia”. Com a palavra o Gabeira e o Eduardo Jorge, pelo menos são coerentes com luta que travaram nessa época. É só assistir os vídeos. Portando para enfrentar os inimigos da Pátria que queriam se juntar a Cuba e a URSS (UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS), o Regime Militar teve que impor Regras amargas. Se o Socialismo é tão bom por que a União Soviética desapareceu? Por que o “MURO DE BERLIM caiu? Foi destruído? Estudem.

  9. Opositor Consciente

    O povo honesto e trabalhador agradece aos Militares que em 1964, atendendo o Clamor do Povo, que saiu às Ruas em defesa da Pátria conta o mal que se queria implantar em nosso País, ou seja, o consumismo através da Ditadura do Proletariado. Esse regime que só dá certo para seus dirigentes que passam a ter a vida de capitalistas e burgueses. O povo é apena a “massa”, usada para implementar a igualdade na pobreza. O maior exemplo do consumismo/socialismo na atualidade é a Venezuela: Fome… miséria. êxodo… mortes… total falta de liberdade… desemprego… empresas fechadas… inflação astronômica e etc.

  10. Opositor Consciente

    Nunca vi êxodo de um País capitalista! Agora no comunismo/socialismo é uma realidade. A História nos mostra através do MURO de BERLIM, o total cerceamento do ir e vir… da liberdade… quantos cidadãos do Leste Europeu perderam à vida tentando fugir para o Ocidente? O totalitarismo da extinta União soviética é o maior exemplo de Ditadura dos 2 últimos Séculos. Assim é hoje em Cuba, na Coréia do Norte e Maduro tentando implantar a ferro e fogo na Venezuela, onde você passa a não ter “Direitos”. Preste atenção se a esquerdalha comunista caviar brasileira que tanto fala em Democracia solta uma nota contra essas Ditaduras? O povo brasileiro acordou! Estávamos no mesmo caminho da Venezuela.

    1. José Mauro

      Caro opositor consciente, o que tratamos aqui não é de governo de esquerda ou de direita, ambos têm suas qualidades e defeitos. O que tratamos aqui são das ditaduras, sejam de esquerda ou de direita. Nenhuma serve aos interesses da democracia. Ambas são opressoras e cruéis. Vivi boa parte do regime militar, especialmente durante a vigência do AI-5. Não tenho a menor saudade.Tudo era controlado e censurado. Nos jornais, revistas, Tvs e até nos partidos políticos que você mencionou (MDB e ARENA) só ocorria o que o regime permitia. Havia infiltrados em todas as organizações, inclusive privadas. Não se podia conversar em grupo em lugar público, pois o risco de ser abordado pela polícia ou exército era real. Em 1985, com uma inflação de mais de 230% ao ano, a economia em frangalhos, com uma divida externa dita impagável, a retirada do apoio americano e a insatisfação e coragem de uma população oprimida, os militares foram obrigados a abdicarem do poder em favor dos civis (“perderam a ponta da corda”). Felizmente isso ocorreu de maneira tranquila, sem necessidade de derramamento de sangue.
      Você disse que temos que ler. Indique algum autor que você leu e não tenha nenhum viés ideológico, nem à esquerda, nem à direita. Ou você considera sem viés ideológico apenas os que defendem os anos de chumbo?

  11. Opositor Consciente

    Não houve ditadura no Brasil. Houve um regime militar. Quem disse que comunismo deu certo? Onde? Em Cuba? Na Coréia do Norte? Na URSS? Dê nos um exemplo? China é comunista e a segunda maior economia do mundo. Hoje a China é comunista no papel… porque o que predomina é a Economia de Mercado. Até time de futebol na China tá comprando jogadores por milhões! Num passado não muito distante, os times no Leste Europeu eram amadores pelo fato do Regime ser comunista. O Leste Europeu se livrou dessa praga. A América Latina é que tá agarrada no atraso. Quanto ao AI-5 foi usado para por ordem na baderna. Estudei também durante o Regime Militar e não tivemos problema nenhum. Ordem e disciplina faz parte nos maiores países democráticos do mundo. O que se viu aqui é essa esquerdalha comunista caviar querendo implantar a Ditadura do Proletariado. Quem pegou em arma naquela época não defendia a Democracia. Se hoje vivemos na Democracia com 60.000 assassinatos por ano, tem saudades do Regime Militar. Onde está a Democracia nesse País? Uma população refém de bandidos… uma sociedade que se esqueceu dos valores éticos e morais… onde se cultua corruptos… em que democracia plena que não se respeita às Leis? Em que democracia os bandidos estão acima das Leis? Nessa democracia brasileira atual, ou seja, após 24 anos de socialismo no poder, os valores foram invertidos. Estude… Ditadura foi no Chile… na Argentina… em Cuba… e etc. Aqui foi apenas um corretivo na anarquia… aqui foi apenas para cumprir o lema de nossa Bandeira Nacional: ” ORDEM e PROGRESSO “.

    1. José Mauro

      Cadê sua indicação de autores sem viés ideológico?? Até agora, desculpe-me, você não me convenceu que no Brasil não houve golpe militar e ditadura. Quem sabe com uma leitura isenta de paixões e ideologias eu me convenço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *