Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 15:07 – Vila Velha vai decretar situação de emergência por causa das chuvas. Veja abaixo:

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou na tarde deste sábado (18) que vai decretar situação de emergência no município. Isso em virtude das fortes chuvas que atingem a cidade nas últimas 24 horas com quase 200 milímetros. Já são 70 pessoas desabrigadas que foram alojadas espontaneamente na UMEF Ailton de Almeida, em Terra Vermelha.

Entre as justificativas para o decreto estão o excesso de chuva; o alagamento de toda a cidade; a interdição do Hospital Municipal em Cobilândia; a suspensão de diversos serviços na cidades; o alagamento do pátio da empresa responsável pela limpeza pública, o que impediu que o serviço ocorresse.

Desde sexta-feira (17), já são quase 200 milímetros de chuvas em Vila Velha, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Writing Studio u na tarde deste sábado (18) que vai decretar situação de emergência no município. Isso em virtude das fortes chuvas que atingem a cidade nas últimas 24 horas com quase 200 milímetros. Já são 70 pessoas desabrigadas que foram alojadas espontaneamente na UMEF Ailton de Almeida, em Terra Vermelha.

Entre as justificativas para o decreto estão o excesso de chuva; o alagamento de toda a cidade; a interdição do Hospital Municipal em Cobilândia; a suspensão de diversos serviços na cidades; o alagamento do pátio da empresa responsável pela limpeza pública, o que impediu que o serviço ocorresse.

Desde sexta-feira (17), já são quase 200 milímetros de chuvas em Vila Velha, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemadem).

“A situação é dramática em muitas regiões da cidade. O exército já está mobilizado e ajudando naquilo que está no alcance e na alçada do coronel Alves, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria. Ele mesmo falou que não pode socorrer além dos limites da capacidade de reação.”, disse o prefeito.

“Somente o reconhecimento federal de uma situação de emergência na cidade de Vila Velha pode permitir que o exército aloque maior volume de recursos para que o 38º BI continue nos ajudando a socorrer a população. Esse decreto tem efeito não apenas perante os órgãos públicos, mas também para reparar o desastre natural que acomete o povo”, continuou Max.

Max Filho também orienta para que as pessoas registrarem ocorrência através Ouvidoria da Prefeitura. O número é o 162. “Na última ocorrência, só pôde tirar o Fundo de Garantia aqueles que registraram o alagamento em suas ruas e com os números das casas. Isso é importante para que o cidadão possa, amanhã ou depois, acessar um recurso que pertence a ele e fica sob a gestão de Brasília”, disse.

Os bairros de Itapuã, Coqueiral de Itaparica, Glória, Cobilândia, Cocal, Jardim Marilândia, São Torquato, Praia da Costa apresentam pontos de alagamentos em decorrência das chuvas. Também há registros em Novo México, Cristóvão Colombo, Ibes, Centro, Jabaete, Nossa Senhora da Penha, Praia das Gaivotas, Santa Inês, Jardim Guadalajara, e Santa Mônica, Araçás, Rio Marinho, Ilha dos Ayres.

Fonte: Tribuna Online. Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *