Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 18:45 – ‘O Estado é laico’, diz Marco Aurélio sobre Bolsonaro cogitar escolher evangélico para o STF. Veja abaixo:

O ministro Marco Aurélio Mello , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), lembrou nesta sexta-feira que o Estado é laico – e a Corte, como parte do Estado, não poderia ser formada segundo critérios religiosos. Para o ministro, os integrantes do tribunal devem ser escolhidos pela a formação jurídica e a defesa da Constituição Federal. A declaração foi em resposta ao presidente Jair Bolsonaro que questionou em discurso se não era o momento de se nomear um ministro evangélico para o tribunal.

— Não sabemos se alguém professa Evangelho. Temos católicos e dois judeus (Luiz Fux e Luís Roberto Barroso). Mas o importante é termos juízes que defendam a ordem jurídica e a Constituição. O Estado é laico. O Supremo é Estado — disse o ministro.

Entretanto, Marco Aurélio não criticou a fala de Bolsonaro. Considerou o discurso um “arroubo de retórica”, parte do direito à liberdade de expressão.

— Foi a visão dele, potencializando o lado religioso. Foi um discurso, um arroubo de retórica, algo permitido numa democracia, em que é assegurada Writing Studio rada para o fim de 2020, será preenchida pelo ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça.

— Não se sabe se ele é evangélico, mas quem sabe? Talvez ele se converta agora — brincou Marco Aurélio.

Bolsonaro fez a observação quando se referia ao julgamento sobre a criminalização da homofobia. Seis dos onze ministros já votaram a favor. O presidente considera que o placar demonstra vontade do Judiciário para legislar. Marco Aurélio ainda não votou. Mas, durante as discussões em plenário, ressaltou que é tarefa do Congresso Nacional criar lei específica para punir a homofobia.

— Eu pincelei nos debates a impossibilidade de o Supremo legislar. Mas, nesses tempos estranhos, tudo é possível. De tédio a gente não morre — declarou.

Nas pautas relativas a costumes, o STF tem decidido a favor das minorias. Muitas vezes, essas decisões contrariam conservadores – hoje representados pela pauta do Palácio do Planalto. Para Marco Aurélio, não haveria problema em dividir a bancada com colegas mais conservadores.

— Em termos de costumes, há o somatório de forças distintas, as divisões diversificadas são bem-vindas. Sou católico. Agora mesmo vamos ter o atizado da mina neta. Mas não sou de frequentar a igreja toda semana, porque a dinâmica do meu trabalho é muito forte — disse, completando:

— No STF, o importante é professar a observância da Constituição Federal, a lei das leis. Amá-la e torna-la prevalecente.

Fonte: Extra. Writing Studio

8 comentários sobre “Sexta-feira – 18:45 – ‘O Estado é laico’, diz Marco Aurélio sobre Bolsonaro cogitar escolher evangélico para o STF. Veja abaixo:

  1. Severo

    Se o Estado fosse laico como dizem, não haveria parceria entre a Igreja Romana e o Estado do Rio de Janeiro para impor como padroeiro desse Estado, São Jorge e São Sebastião.

    Quanta hipocrisia!

  2. Thiago

    Quem essa gente pensa que engana ao afirmar que o ESTADO BRASILEIRO é laico. Na esfera nacional, o BRASIL aceita um ídolo da Igreja de Roma como padroeira da NAÇÃO quando se presta culto a este ídolo no dia 12 de outubro. Na esfera estadual, no Estado do Rio de Janeiro, numa união entre a Igreja de Roma e o Governador, este sancionou uma lei que torna dois ídolos da Igreja Romana padroeiros desse estado. A saber: São Sebastião e São Jorge. Até quando vão usar de PARALAXE COGNITIVA?! O BRASIL É LAICO COISA NUNHUMA.

    1. Ana

      Não existe um Estado na América Latina laico, em parte, isso explica as misérias; política, econômica, científica e social dessa parte do Globo.

  3. Adriano

    Eu nasci em um país que tem um ídolo da Igreja Romana como padroeira, “Nossa Senhora Aparecida”. A cidade onde eu moro, Itaperuna, tem um ídolo da Igreja Romana como padroeiro, “São José”. O Estado do Rio de Janeiro, onde minha cidade se localiza, tem dois ídolos da Igreja Romana como padroeiros, “São Jorge” e “São Sebastião”.
    Mas, graças aos hipócritas eu moro numa NAÇÃO LAICA. E VOCÊ?

  4. Ricardo

    KKKK… Mas é claro que eu também moro em uma NAÇÃO LAICA. Quer ver?! Moro no ESPÍRITO SANTO, em SÃO JOSÉ DO CALÇADO. Trabalho em SÃO PAULO e luto para fazer graduação na Ufscar (Univentidade Federal de SÃO CARLOS).

    EU MORO NO BRASIL, PAÍS QUE EM 12 DE OUTUBRO É FERIADO NACIONAL, DIA DE CULTO A SUA PADROEIRA, “NOSSA SENHORA APARECIDA.” TIPO ASSIM, UMA IMPOSIÇÃO PELA UNIÃO IGREJA-ESTADO.

    MAS, O BRASIL É LAICO.

  5. Carlos

    A ESCOLA ESTADUAL onde meu filho estuda é o exemplo de instituição de ESTADO LAICO. Nela tem ENSINO RELIGIOSO, mas, tudo bem, o importante é que o ESTADO BRASILEIRO É LAICO. Em suas reuniões, antes de qualquer ação, REZAM-SE O PAI NOSSO. Mas, tudo bem pra mim, desde que o ESTADO SEJA LAICO.

    QUANTO A MIM, EU SOU ATEU, GRAÇAS A DEUS!

    DIZEM QUE A MENTIRA LEVA O INDIVÍDUO PARA O INFERNO. E EU COM ISSO?! VIVO MESMO NUM ESTADO LAICO.

  6. Carol

    O Brasil não é em definitivo um país laico.

    Vejam:

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
    (Publicada no DOU de 5/10/1988)

    PREÂMBULO

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.

    “[…] sobe a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *