Blog do Adilson Ribeiro

Segunda Feira – 23:25 – Número de PMs mortos no Rio cai e pode ser o mais baixo em 25 anos. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular da UNIG

Writing Studio dia de quatro vítimas por mês. Caso a estatística se mantenha, o total de PMs assassinados no estado chegará a 48 no fim deste ano, o menor número desde 1994, quando a soma de casos começou a ser feita pela corporação. A redução se dá, também, em relação a 2018, quando 92 policiais foram mortos — número que já havia apresentado expressiva diminuição em relação a anos anteriores.

Do total de PMs mortos no Rio até a última sexta-feira, de acordo com dados da Polícia Militar, 17 estavam de folga no momento do crime, uma redução de 58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 41 policiais foram assassinados no momento em que não estavam trabalhando. Nove estavam de serviço e dez são inativos.

 

O antropólogo e coronel da PM Robson Rodrigues aponta que um dos fatores que podem explicar a redução é a diminuição dos índices de violência. O total de roubos no estado, segundo números do Instituto de Segurança Pública do Rio, caiu 10% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. Em 2019, foram 125.392 casos, contra 139.971 no ano passado. Já os roubos a estabelecimentos comerciais diminuiu 24% no mesmo período. Este ano, foram 3.120 casos de janeiro a julho, e em 2018, 4.110.

 

— Na folga, os policiais morrem mais quando são reconhecidos ou reagem a assaltos. A própria redução da violência pode ter gerado diminuição nessas situações — pontua o coronel.

 

Fontes ouvidas pelo EXTRA também apontam outro fator envolvido: o aumento de policiais fazendo “horas extras” no Regime Adicional de Serviço (RAS), o que reduz o número de PMs em bicos “não oficiais”, principalmente fazendo a segurança de estabelecimentos comerciais.

 

O delegado Fernando Veloso, especialista em Segurança Pública, também acredita no impacto do RAS nos números, mas frisa que essa mudança ainda é recente, já que o aumento na remuneração e a regularização do pagamento das horas extras tem cerca de três meses. Ex-chefe de Polícia Civil, Veloso aponta outro fator para o atual cenário: para ele, muitos policiais têm evitado sair armados em seus momentos de folga, principalmente quando está na companhia da família, deixando de reagir quando são vítimas de criminosos.

 

— Tenho observado que a violência está modificando a rotina do agente de segurança. Ele está priorizando a própria segurança — analisa.

 

O coronel Robson Rodrigues frisa, ainda, que a redução nos números também pode estar atrelada à mudança nos protocolos da própria Polícia Militar, que passou a investir em cursos de capacitação de agentes no ano passado. Só em 2018, mais de 12 mil policiais passaram por um curso para capacitá-los sobre como agir na folga e no trajeto até o trabalho.

 

O delegado Antônio Ricardo, diretor do Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP), frisa a importância da investigação das mortes dos policiais pela Delegacias de Homicídios do estado para a redução dos números. As especializadas passaram a usar a chamada Teoria do domínio final do fato para responsabilizar chefes do tráfico por cada um dos assassinatos de agentes de forças de segurança no estado ocorridos nas regiões dominadas pelos criminosos. A medida vem sendo aplicada em investigações desde fevereiro.

 

– Sabemos que naquelas localidades existem organizações criminosas que são hierarquicamente organizadas. Quando imputamos às lideranças um crime que ocorreu, esses criminosos serão mais cautelosos com os seus liderados. Em cima disso, espera-se que o crime recue. Essa tese vem sendo aceita pelo Ministério Público e Judiciário – explica o delegado.

 

Em confrontos, redução foi de 50%

 

Até a última sexta-feira, de acordo com números da PM, nove policiais militares foram mortos este ano enquanto estavam trabalhando, uma média de uma vítima por mês. No mesmo período, em 2018, foram 18 vítimas, o que representa uma estimativa de dois a cada mês. A diminuição foi de 50%, um pouco abaixo da apresentada no número de policiais de folga.

 

A redução vai na contramão do cenário de aumento no número de operações policiais no estado e das mortes em confronto com a polícia, que chegou, em julho, ao seu maior número desde que o índice passou a ser computado, em 1998. Foram 194 autos de resistência – uma média de um a cada quatro horas, aproximadamente. No acumulado de janeiro a julho, já são 1.075 casos, outro recorde da série histórica.

 

O coronel Robson Rodrigues afirma que o maior investimento na PM, ainda reflexo da Intervenção Federal na Segurança Pública do estado, aliado à maior presença de policiais nas ruas, resulta na diminuição dos índices de violência e também contribui com a menor vitimização do policial em serviço.

 

O último PM morto no momento em que estava trabalhando foi o cabo Rafael dos Santos Neves, de 39 anos, atingido durante um confronto no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, na última terça-feira. Lotado na UPP Fazendinha, o PM foi baleado no peito durante um patrulhamento na comunidade. Outros dois policiais foram feridos na ocasião.

 

O delegado Fernando Veloso afirma que ainda é difícil fazer uma análise das causas dessa redução.

 

— Na prática, a diminuição foi de dois para um policial morto em serviço, por mês, se compararmos 2018 com 2019. Não vou dizer que é uma redução baixa, pois estamos falando de vidas. Mas não observo uma mudança na postura do policial e nem do criminoso que explique isso. Ainda é difícil fazer essa análise — afirma.

 

Enquanto caem os números de PMs em serviço e de folga, os inativos que foram vítimas da violência continuam, em 2019, no mesmo patamar que o ano passado. Este ano, dez policiais já aposentados foram mortos, contra nove em 2018.

 

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *