Blog do Adilson Ribeiro

Terça Feira – 23:50 – Proposta obriga concursos públicos a terem provas em Libra e braile. Veja abaixo:

Writing Studio 9/11/WhatsApp-Image-2019-11-04-at-13.54.43.jpeg” alt=”” width=”1200″ height=”400″ />Clique na imagem acima e inscreva-se no vestibular de medicina da UNIG

Concursos públicos deverão oferecer provas em braile e em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Proposta que torna a regra obrigatória foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.

O texto prevê multa de dez mil reais para cada prova feita por candidato com deficiência visual ou auditiva, em desacordo com os critérios fixados.

E acrescenta essas normas ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O objetivo da medida é facilitar o acesso a direitos já assegurados, como a reserva de vagas em concursos públicos e as cotas previstas na lei 8213/91, que trata da contratação de pessoas com deficiência nas empresas.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda por duas comissões: de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Dados de 2010, do IBGE, apontam que o Brasil tem cerca de seis milhões e meio de pessoas com dificuldade para enxergar, sendo que mais de 500 mil são cegas.

A pesquisa mostra ainda que nove milhões e 800 mil brasileiros possuem deficiência auditiva, dos quais dois milhões e 600 mil são surdos.

 

 

Da redação da 96.9 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *