Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 21:35 – Por quanto tempo o coronavírus fica no corpo e por quantos dias uma pessoa contagiada pode transmitir. Veja abaixo:

Saiba tudo sobre o tempo de incubação no corpo humano e como é transmitido

Estudos sugerem que os sintomas da Covid-19 podem demorar entre dois a 14 dias a manifestarem-se desde o momento do contágio.

Continua após a publicidade:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

 

O estudo mais recente sobre o tema, conduzido por investigadores e médicos do hospital universitário Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que o período médio de incubação do novo coronavírus é de 5,1 dias – comparativamente à gripe comum que é de apenas três dias.

 

Tal significa que os indivíduos podem estar infetados durante quase uma semana antes de manifestarem quaisquer sinais, como febre ou tosse seca persistente.

 

Nos casos mais raros os cientistas detetaram inclusive que o período de incubação do vírus pode durar até 24 dias.

 

A pesquisa do hospital Johns Hopkins foi autorizada e patrocinada pelo governo chinês, sendo que os especialistas classificaram os dados apurados de “extremamente preocupantes” sobretudo para pessoas que estão atualmente de quarentena.

 

Contudo, o professor Paul Hunter, docente de medicina na Universidade de East Anglia (UEA), no Reino Unido, disse em declarações ao jornal The Sun: “um dos problemas com períodos de incubação particularmente longos é que por vezes é difícil excluir a possibilidade da pessoa ter estado em contacto com uma segunda pessoa não relacionada”.

 

Hunter acrescentou ainda que o período após a quarentena ainda é “crítico” e sublinhou a necessidade de reavaliar as pesquisas realizadas até ao momento e os conselhos dados à população durante a pandemia.

 

Por quanto tempo estou contagioso?

 

Os cientistas estimam que os indivíduos que manifestam sintomas estão contagiosos até sete dias desde o aparecimento dos primeiros sinais, daí que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhe o autoisolamento de modo a evitar que os doentes contactem com outras pessoas.

 

No entanto, pessoas que já não têm sintomas de Covid-19 podem ainda permanecer contagiosas por um período de até duas semanas.

 

Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS, alertou na semana passada: “indivíduos infetados com a Covid-19 podem contagiar os outros mesmo quando já não se sentem doentes, como tal as medidas de isolamento e de quarentena devem continuar pelo menos por duas semanas após os sintomas desaparecerem”.

 

E salientou: “não devem ser permitidos visitantes até ao final deste período de tempo”.

Fonte: Campos 24 Horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *