A Coreia do Norte disparou um míssil na sexta-feira (horário local) que ultrapassou o norte do Japão, Hokkaido, e caiu no Oceano Pacífico, disseram autoridades sul-coreanas e japonesas, aumentando ainda mais as tensões após o recente teste de Pyongyang de uma poderosa bomba nuclear.
O míssil voou sobre o Japão, aterrissando no Pacífico cerca de 2.000 km a leste de Hokkaido, afirmou o secretário de gabinete do Japão, Yoshihide Suga, a repórteres.
Writing Studio p>
“Essas provocações repetidas por parte da Coreia do Norte são inadmissíveis e nós protestamos nas palavras mais fortes”, disse Suga.
O míssil não identificado atingiu uma altitude de cerca de 770 km e voou 3.700 km, de acordo com as Forças Armadas da Coreia do Sul – o suficiente para chegar ao território dos EUA no Pacífico, Guam.
No mês passado, a Coreia do Norte disparou um míssil de área semelhante perto da capital, Pyongyang, que também voou sobre Hokkaido para o oceano.
A Coreia do Sul disse ter disparado um teste de míssil no mar para coincidir com o lançamento da Coreia do Norte. Os governos sul-coreano e japonês convocaram uma reunião urgente de seus conselhos de segurança.
O lançamento norte-coreano ocorre um dia após a Coreia do Norte ameaçar afundar o Japão e reduzir os Estados Unidos a “cinzas e escuridão” por apoiar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que impôs novas sanções contra o teste nuclear de 3 de setembro, o mais poderoso até agora.
A Coreia do Norte acusa os EUA, que tem 28.500 soldados na Coreia do Sul, de planejarem invadir e ameaçar regularmente destruí-la e a seus aliados asiáticos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu que a Coreia do Norte nunca terá permissão de ameaçar o país com um míssil nuclear, mas também pediu à China que faça mais para controlar seu vizinho. A China, por sua vez, defende uma resposta internacional ao problema.
Fonte: Reuters Writing Studio
TEM GENTE QUE ACREDITA…que a Coréia arruma din din plantando arroz.
Esse tipo de techno é caríssimo e exige multi granas para bancar milhares de cérebros pensantes por muitos anos.
Portanto, não é difícil perceber quem é que está nos bastidores fomentando a coisa.
Enquanto isso, as pessoas se empurram na fila para adquirir o novo Iphone e os novos lançamentos Microsoft.
Verdade! Rússia e China…mas não acredito que venha ocorrer uma guerra declarada, pois seria um tiro no pé, caso a CN tentasse algo concreto contra outra nação. Se ocorrer, mesmo China e Rússia entrando, a CN perderia. Japão e CS teriam perdas drásticas e demorariam anos para se recuperarem. Acredito que estamos vivendo uma nova guerra fria, onde a conversa direta, como proposto pela Rússia e França, com a paralização de manobras americanas e da CS na região das penínsulas.