Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 23:10 – Itaocara e Miracema decretam situação de emergência por causa da seca

A Prefeitura de Itaocara decretou nesta segunda-feira (25), situação de emergência no município em consequência da grave estiagem que assola a zona rural. Famílias enfrentam falta de água e produtores têm perdas incalculáveis na pecuária e agricultura.

A Secretaria Municipal de Agricultura estimou queda de 50% na produção de leite e de 40% nas lavouras. 80% dos produtores rurais estão sendo afetados pela falta de chuvas. A agricultura gera renda para cerca de cinco mil pessoas em Itaocara, sendo um dos pilares da economia.

Cerca de 2,733 mil hectares de pastos e de matas foram destruídos pelas queimadas. Somente entre agosto e setembro foram 94 queimadas registradas. A área atingida representa 9% do território municipal, mas onde o fo Writing Studio ncio foi feito nesta segunda-feira (25), três horas após Itaocara ter decretado a mesma situação. Segundo a Prefeitura de Miracema, a estiagem está comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas aos munícipes e aos animais. Diversos produtores rurais estão procurando a secretaria de meio ambiente, para que enterre as criações devido à seca.

– A medida é necessária. É muito grave o que estamos vivendo. A estiagem e os incêndios estão tirando o nosso sono. Tínhamos que tomar uma medida, – declarou o prefeito Clóvis Tostes, que acrescentou que a Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública coordenará as ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.

Fonte:  Folha Itaocarense

Writing Studio

2 comentários sobre “Segunda-feira – 23:10 – Itaocara e Miracema decretam situação de emergência por causa da seca

  1. Willian

    Grande parte da culpa está ilustrada aí mesmo nessa foto. São muitos pecuaristas desmatando pra fazer pasto pra criação de gado. Tudo pela ganância por dinheiro. Agora vão começar a furar poços artesianos e aí a situação vai piorar ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *