A performance La Bête, exibida na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu da Arte Moderna (#MAM), em São Paulo, causou polêmica nas redes sociais depois que passou a circular um vídeo em que uma #menina de aparentemente 4 anos interage com um #Homem nu no centro de um tablado.
Nas imagens que circulam no Facebook, Twitter e WhatsApp e You Tube, o artista Wagner Schwartz aparece deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra.
Nota de esclarecimento
A repercussão negativa fez o MAM divulgar uma nota de esclarecimento via Facebook. Em um dos trechos, o museu explica que a criança estava acompanhada da mãe. Por conta disso, o MAM foi bastante criticado.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance ‘La Bête’, que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em apresentação única.
A sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a temas sensíveis.
O trabalho apresentado na ocasião não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.
Importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe. As referências à inadequação da situação são resultado de desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra.
O MAM reafirma que dedica especial atenção à orientação do público quanto ao teor de suas iniciativas, apontando com clareza eventuais temas sensíveis em exposição.
O Museu lamenta as interpretações açodadas e manifestações de ódio e de intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
A instituição acredita no diálogo e no debate plural como modo de convivência no ambiente democrático, desde que pautados pela racionalidade e a correta compreensão dos fatos.
A Opinião de Juninho Valeriote Presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ubá:
“Sobre a necessidade do ser humano de se rever e se ressignificar. Sobre o valor da arte e a pureza das crianças diante de um corpo humano.”
Não, definitivamen Writing Studio lo. Tem coisas muito piores, do calibre de crianças de 3 anos de idade estarem tocando pênis de adultos… e muito mais…
Só o Senhor para ressuscitar o nosso país!
Blog do Adilson Ribeiro Writing Studio
Que bosta de arte é esta? Crianças sendo submetidas a uma situação degradante. Cadê os idiotas que criaram a palhaçada da lei da palmada? Porque não bradam contra esta violência contra a criança? Isto é um crime de pedofilia, praticamente um estupro pois embora não haja conjunção carnal há a violência visual pois essas crianças não estão preparadas psicologicamente.
Cadê os arrogantes defensores dos direitos humanos? Quando ocorre com as minorias (negros, LGBT e outras) esses pseudos ativistas da humanidade ficam esbravejando aos quatro cantos, não que seja contra isto pois acho que o ser humano merece ser respeitado, mas porque não foram para a mídia protestar quanto a esta violência velada e deslavada contra menores.
Cadê o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Polícia. Isto é um acinte capitulado na lei penal e esses ilustres operadores do direito nada vão fazer? Aliás, as punições deveriam inclusive ser aplicada aos pais dessas crianças.
O artista que quiser se apresentar nu tem todo direito, mas, desde que seja em ambiente próprio para o público adulto a que pode se destinar tal arte.
Infelizmente, vivemos em uma época em que tudo está liberado e que tal liberdade está descambando para libertinagem. Pena que não se tem mais a censura que ocorria antigamente quando os programas eram classificados por faixa etária, pois sob o manto da liberdade de expressão as nossas crianças são bombardeadas com conteúdos explícitos desnecessários e desvirtuadores da característica mais linda que uma criança possui, a sua pureza. Elas estão sendo erotizadas todos os dias pelas novelas e outros programas como: desenhos, filmes, músicas e demais entretenimentos falsamente voltado para o público infantil.
PODER PÚBLICO: MP, JUDICIÁRIO, POLÍCIA. FAÇAM SUA PARTE. ISTO É CASO DE PRISÃO. É ESTUPRO DE VULNERÁVEL. NÃO POUPEM ESPAÇO NA CELA: COLOQUEM TODOS OS RESPONSÁVEIS POR TAL AGRESSÃO. SALVEM NOSSAS CRIANÇAS.
cd o conselho tutelar agora quando os pais coloca os filhos p trabalhar eles querem ate prender os pais vergonhas
TÃO TE ORIENTANDO AO AVESSO.
O secretário e a população deveriam procurar pesquisar a respeito da origem desse tipo de coisa. Evidente que não é por iniciativa de um ilustre desconhecido qualquer; tem retaguarda forte garantindo que a coisa não vai encontrar encrencas.
Esses tipos de ideias vem lá dos porões da ONU que, despejando grana alta nos políticos do planalto, se empenham para colocá-las em prática. Isso chama-se engenharia social.É assim que se destrói famílias.
E por quais razões se destruir famílias?
Porque somente a solidez de uma família é o que garante a continuidade do poder de um patrimônio.
Famílias como Rockfeller, Carnegie, Vanderbilt, Morgan, Rothschild, Soros, Gates e mais umas 50 no máximo, são dinastias de mais de mil anos, que transferem aos seus descendentes o legado do poder econômico e os atuais representantes vão dando continuidade aos projetos centenários dessas dinastias.
Busque na sua cidade e vai constatar que não tem uma família sequer dando continuidade a um patrimônio de mais de 200 anos. Quando os pioneiros morrem, de imediato, se os herdeiros não perderem tudo, mudam todo o trajeto dos negócios limitando-se a uma só andorinha que jamais vai fazer verão e que fatalmente vai à banca rota.
É por meio dessas coisas que os influentes da ONU operam caustificando o mundo. Injetam din din nas autoridades incautas que se derretem em obedecer as cartilhas nefastas que chegam de lá. Esse tipo de coisa perpetua a escravidão dos tempos modernos.
Volte um pouco no tempo e vai observar que no governo FHC, a ONU com o tal projeto de levar cultura para as favelas se resumiu em promover o funk ao status de cultura. Em vez da educação e o conhecimento cientifico subirem aos morros, as indecências dos morros foi que desceram para o asfalto e para as escolas das classes média e alta.
Percebam o que está bem diante dos olhos; já foi aprovado o projeto que permite graduar o filho em casa, sem precisar das escolas. É claro que só milionário vai poder fazer isso.Evidente que as universidades vão se firmar na mera função de agrupar delinquentes. Só mesmo filho de bacana é que vai receber conhecimento de qualidade e por consequência terá condição de ocupar os melhores lugares no mercado de trabalho.
Achei horrível pois isso da entender que é apática da pedofilia.
Quer ser respeitatdo mas não respeita a religião dos outros
estamos longe, mais muito longe de quebrarmos o tabu da nudez, onde tudo é pecado, tudo é visto com de forma anormal, nascemos nus, mas nos oprimem e nos fazem pensar que toda nudez não é natural, ai surge o preconceito, e a visão deturpada, os indios viviam nus, e não tinha esta visão sexual que nos é incutida, era simplesmente normal, em locai nudistas pais e filhos andam nus, e não existem vergonha, o problema esta mais em quem opina e quer que suas ideologias puritanas praticadas ou impostas por seculos seja o modelo ideal, se tratassemos uma nudez desde cça, como algo normal, não haveria tanta curiosidades e todos saberiam se respeitar, um velho tabu da vergonha de nudez, não é facil de ser mudada
Releitura de branca de Neve (parte final):
-Divida a maça ao meio e, dê uma das partes a quem te ofereceu. Só coma a sua parte depois que constatar que o fulano não morreu!
Resumindo: O que é bom para os nossos filhos? Existe aqueles que só aconselham algo para o filho do outro e, jamais, para os seus?
Infelizmente não vivemos no paraíso e nem numa tribo indígena. A cultura do índio, aquela que ele vivia a 500 anos atrás, é outra diferente da nossa! Não dá para pegar algo que se aplicava a eles e jogá-la de paraquedas na nossa sem analisarmos o que vai causar de consequências negativas no outro, pois, os danos podem ser sérios! Os índios que são mencionados, com sua “pureza”, foram mortos, quase exterminados e suas mulheres foram estupradas! Acho muito valido o seu comentário para entendermos outras culturas e respeita-las, mas, para nós, não dá para colocar em prática, pois, ninguém vai sair nú pelas ruas e, sinceramente, se acontecesse, tenho certeza que o resultado não seria bom!