Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira – 22:55 – Segundo pesquisa, Cogumelos alucinógenos “resetam” cérebro e pode ser usado para tratar pessoas com depressão

Estudo britânico dá os primeiros passos para entender por que a psilocibina tem efeitos benéficos duradouros para depressivos, mesmo em doses únicas

O alucinógeno psilocibina – princípio ativo de mais de 100 espécies de cogumelos mágicos – é uma solução eficiente para casos de depressão que não respondem aos remédios tradicionais.

E um artigo científico publicado na semana passada por pesquisadores do Imperial College, em Londres, deu os primeiros passos para revelar porque, exatamente, a substância é tão benéfica.

Estudos clínicos – ou seja, feitos com seres humanos, e não cobaias animais – já comprovaram que apenas uma ou duas doses de psilocibina ministradas em situação controlada ajudam pacientes de doenças terminais que sofrem de depressão e ansiedade, viciados em álcool e cigarro e pessoas com transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Neste novo estudo, 19 depressivos que não reagem às drogas mais usadas para combater o problema receberam, com uma semana de intervalo, uma dose de 10 mg e outra de 25 mg de psilocibina.

Ao longo da primeira semana após a experiência, todos os voluntários apresentaram melhoras. Ao final da quinta semana, sem receber novas doses, os efeitos benéficos ainda puderam ser verificados em 47% deles.

Analisando exames feitos antes e após o consumo da substância, os cientistas perceberam que ela “dá um tranco” em regiões do cérebro que estão por trás da depressão, como a amígdala – que cuida, entre outras coisas, de reações emocionais como o medo.

“Muitos de nossos pacientes descreveram uma sensação de reset após o tratamento”, explicou em comunicado Robin Carhart-Harris, líder da pesquisa.“Um deles afirmou que foi como se seu cérebro tivesse sido desfragmentado, como se faz com um disco rígido.”

(A desfragmentação, para uma memória de computador, é o equivalente ao alívio que você sente quando arruma um armário bagunçado e põe todas as camisetas no mesmo lugar. O processo reúne em um canto só dados que pertencem a um mesmo programa, mas que antes estavam separados e espalhados.)

“A psilocibina pode estar dando a esses indivíduos o pontapé inicial que eles precisam para sair da depressão, e os resultados de ressonância magnética apoiam de forma tentadora as analogias com computadores.”

Do ponto de vista técnico, o que as ressonâncias mediram foi o fluxo de sangue em cada parte do cérebro, e quais partes trocavam informações mais intensamente entre si, antes, durante e depois da experiência psicodélica.

Enquanto a psilocibina está no auge do efeito, as conexões entre diferentes áreas são muito menos intensas que a média.

Após o fim da exper Writing Studio o Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriram que uma única dose de ayahuasca – bebida típica da medicina tradicional amazônica e essencial para alguns rituais religiosos populares – alivia os sintomas de vítimas de depressão por até uma semana. O efeito é quase instantâneo.

“Psicodélicos clássicos, como a ayahuasca e a psilocibina (encontrada em um tipo de cogumelo) não viciam”, explicou o pesquisador Dráulio Araújo em entrevista à SUPER.

“O aumento do número de estudos científicos com psicodélicos e a determinação dos seus benefícios terapêuticos tendem a mudar a opinião pública sobre o assunto.”

Fonte: Gazeta online Writing Studio

Um comentário sobre “Sexta-feira – 22:55 – Segundo pesquisa, Cogumelos alucinógenos “resetam” cérebro e pode ser usado para tratar pessoas com depressão

  1. Brenda

    Também penso que com o estudo mais aprofundado logo a medicina chega nas farmacias, eu mesma compro sempre em um site e eles me enviam como amóstra etnobotanica, porque não pode ser como remedio, tem que ser pra estudo ou uso religioso, enfim uso os cogumelos mágicos a 3 anos, os ganhos são tão grandiosos tanto interna como externamente, me sinto tão bem comigo mesma, coisa que nunca senti passei a sentir já com as primeiras capsulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *