Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-feira -9:15 – Novo golpe pelo WhatsApp oferece saque no PIS.Click na foto e veja a matéria completa:

De acordo com a empresa, os criminosos virtuais, ou hackers, enviam dois links maliciosos para os celulares das vítimas oferecendo a “possibilidade de consultar o saldo da cota do PIS a ser recebido”. Além do compartilhamento via WhatsApp, o uso de notificações compartilhadas para uma base de usuários criada a partir de vários golpes anteriores possibilita ao criminoso virtual atingir um volume muito grande de usuários. Baseado no número de acessos, a empresa estima que ess Writing Studio o”>Para não cair nas ameaças virtuais, principalmente pelo WhatsApp, Emilio Simoni, especialista em segurança cibernética, afirma que é preciso adotar medidas, como sempre verificar se o link é verdadeiro ou não. A empresa PSafe oferece pelo site (www.psafe.com/dfndrlab/pt-br) ferramentas que conferem a veracidade.

O usuário pode ainda usar soluções de segurança que a empresa oferece na função anti-fraude. Ou phishing, que é um tipo de fraude online utilizada por cibercriminosos para roubar senhas de banco e demais informações pessoais. Neste caso específico ainda não foi notificado roubo de senha bancária, mas é preciso ficar alerta, pois pode ocorrer.

Outra dica de Simoni é “sempre desconfiar de mensagens que venham pelo aplicativo que pedem para realizar o compartilhamento com amigos para ganhar alguma coisa”.

Aplicativo alerta contra spam

Na sua página na internet, o próprio WhatsApp (https://faq.whatsapp.com/pt/general/21197244) alerta o usuário em como não cair em golpe pelo aplicativo.

“Se a mensagem parecer suspeita ou se seu conteúdo for ‘bom demais para ser verdade’, não toque, compartilhe ou encaminhe”, alerta o WhatsApp.

Entre os sinais que podem apontar que a mensagem é suspeita estão erros ortográficos ou gramaticais, quando pede que o usuário clique em algum link, que sejam encaminhadas informações pessoais, como número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha, etc. Ou, como no caso das cotas do PIS: que o usuário repasse a mensagem. No botão Menu do próprio aplicativo é possível denunciar a mensagem suspeita.

Fonte: O Dia Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *