O próximo ano estará repleto de oportunidades para os profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho em órgãos públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Ao todo, são mais de 35 mil vagas, entre seleções com inscrições abertas, previstas ou solicitadas, distribuídas em mais de 150 concursos.
Os salários chegam a R$ 24.800, de acordo com a função desejada. No Espírito Santo, somente em órgãos estaduais, estão autorizados 18 novos concursos públicos, com previsão de abertura de mais de 2.600 vagas, que devem ter seus respectivos editais lançados no próximo ano.
No Brasil, entre as seleções com chances abertas, se destacam os concursos do Banco do Nordeste (700 vagas), Tribunal de Justiça de São Paulo e da Bahia (310 e 50 vagas), Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (50 e 90 vagas), Polícia Civil de Roraima e Minas Gerais (330 e 119 vagas), Bombeiros de Minas Gerais (500 vagas), além de prefeituras e diversas câmaras municipais.No Estado, outros órgãos já estão autorizados a abrir vagas e aguardam somente os últimos preparativos para lançar edital, são eles: Secretaria de Estado da Agricultura, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Secretaria de Estado da Justiça, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp).
Haverá chances ainda na Junta Comercial do Estado (Jucees), Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Já no Brasil, há seleções autorizadas para a Polícia Rodoviária Federal, Advocacia-Geral da União, Corpo de Bombeiros de Goiás e Mato Grosso, Secretaria da Fazenda da Bahia, Polícia Militar de São Paulo, entre o Writing Studio tado (Iopes) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Já no Brasil, há seleções autorizadas para a Polícia Rodoviária Federal, Advocacia-Geral da União, Corpo de Bombeiros de Goiás e Mato Grosso, Secretaria da Fazenda da Bahia, Polícia Militar de São Paulo, entre outros.
Existem ainda seleções em órgãos federais que seguem em tramitação no Ministério do Planejamento, entre elas, se destacam INSS, IBGE, Aneel, Banco Central, Ministério da Fazenda e Receita Federal.
Fonte: TRibuna online Writing Studio