Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 10:30 – Curso de Felicidade chega à 3ª universidade brasileira. Click na foto e veja a matéria completa:

Depois da UnB, em Brasília e da UFSM, no Rio Grande do Sul, agora a disciplina de Felicidade vai chegar à primeira universidade do Nordeste, a UFPI, Universidade Federal do Piauí.

A ideia, proposta pela professora, Doutora em Física, Carla Eiras, foi aceita pelo departamento Writing Studio a, proposta pela professora, Doutora em Física, Carla Eiras, foi aceita pelo departamento de Engenharia de Materiais e será implantada a partir do próximo semestre.

“Além da questão da grande evasão do curso, a gente percebe que os alunos ficam muito isolados, ansiosos, com depressão. Alguns até me procuravam para conversar e chegavam a falar de suicídio”, disse a docente, que é coach em carreira acadêmica e estudiosa da área de desenvolvimento humano

As universidades brasileiras se inspiraram nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos, precursoras da disciplina de Felicidade.

Falando nisso, o professor Ben Tal-Sharar, criador do curso de Felicidade em Harvard, dará uma palestra em São Paulo no próximo dia 20, quinta-feira, com apoio do SóNotíciaBoa. Veja detalhes aqui.

Como

A professora Carla buscou referências no livro “O jeito Havard de ser feliz”, de Shawn Achor, que explica como a Disciplina da Felicidade é ministrada na universidade americana e entrou em contato com o professor da UnB responsável pela matéria.

“A disciplina focará na inteligência emocional, que é extremamente esquecida no ambiente acadêmico, especialmente em cursos técnicos, como é o caso da Engenharia de Materiais. A gente vai trabalhar a conexão dos alunos com os outros e com eles mesmos”, afirmou a professora ao portal CidadeVerde.

“Eles se fecham dentro dos problemas, não mostram a vulnerabilidade. A disciplina vai trabalhar isso, tratar sobre resiliência, como enfrentar as dificuldades e se sentir grato. Eles sonham em entrar na faculdade, mas quando entram só enxergam as cobranças, não vêem mais o lado bom”, considera a coach.

A professora acredita que ministrar a disciplina vai proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

“Hoje em dia eu já tenho reservado um tempo na aula para conversar com eles e é incrível a transformação deles. Acho que os resultados serão praticamente imediatos”, diz, confiante.

A disciplina

A Disciplina da Felicidade será optativa, de 60 horas/aula e pode ser pega em qualquer período.

A avaliação da disciplina será a frequência – serão quatro horas de aula por semana – e a realização de atividades de desenvolvimento de jogos, músicas, e outras coisas que gerem felicidade.

“Será uma disciplina vivencial”, acrescenta Carla.

Mais do que transmitir conhecimento, os professores estão abrindo os olhos para um grave fenômeno, que não é só local, mas mundial – a saúde mental é um problema que ultrapassa o campus da UFPI.

Estudos mostram que 16% dos estudantes universitários de todo o mundo sofrem com algum tipo de transtorno psicológico.

Fonte: So noticia boa

Writing Studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *