Blog do Adilson Ribeiro

Quinta Feira – 23:20 – Prefeitura de Rio das Ostras paga R$100 mil por estátua de Dorival Caymmi sem licitação. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular da UNIG

O cantor e compositor baiano Dorival Caymmi será homenageado com uma estátua na cidade de Rio das Ostras. O anúncio da homenagem está causando polêmica, não por ela, em si – já que se trata de um grande representante da cultura nacional –, mas pela inexigibilidade de licitação alegada pela Prefeitura.

No momento em que usuários da rede de saúde reclamam da falta de médicos e até de medicamentos dos mais comuns, o prefeito Marcelino Borba, o Marcelino da Farmácia, decidiu gastar R$ 100 mil pela obra. Dinheiro esse que, por exemplo, que poderia ser investido na saúde precarizada na cidade, alvo de uma CPI que investiga a morte de uma jovem paciente por negligência médica. Pelo que está no aviso de inexigibilidade publicado no diário oficial do município, a estátua será feita em ferro fundido pelo artista plástico Roberto Bueno Sá, pesará cerca de 150 quilos e será instalada na Praia do Bosque.

Por meio de nota, a Prefeitura de Rio das Ostras informou que usou o processo de Inexigibilidade para a contratação do artista plástico, morador de Rio das Ostras, Roberto Bueno Sá, baseado no art.25, III da Lei 8.666/93, que inexige licitação quando a contratação for de profissional de qualquer setor artístico consagrado pela crítica e opinião pública.

O artista Roberto Sá tem inúmeros projetos espalhados pelo Brasil e já r Writing Studio entina entre outros). Das suas obras mais conhecidas estão o jornalista Zózimo Bastos do Amaral, no Leblon, do casal Juscelino e Sara Kubistchek, em Brasília, e a Baleia Jubarte e o Mergulhador, na Praça da Baleia, também em Rio das Ostras, o ponto turístico mais visitado e fotografado da cidade.

Ainda segundo o município, o artista vai esculpir uma estátua em estilo hiper-realista em bronze fundido do cantor e compositor Dorival Caymmi, falecido em 2008, e que por muitos anos teve casa em Rio das Ostras. Outra justificativa dada pela prefeitura é de que a peça será um novo atrativo turístico, a exemplo da atriz Brigitte Bardot, em Búzios, que ajudará na divulgação de Rio das Ostras pelo Brasil e Exterior, incrementando assim a atividade turística, principal fonte de recursos e geração de emprego e renda.

 

Noticias Macaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *