Blog do Adilson Ribeiro

Terça Feira – 14:05 – Por que a carne continuará mais cara em 2020, e pode piorar? Veja abaixo:

Writing Studio tender também por 2020 — pelo menos nos primeiros meses do ano, na visão de especialistas em comércio exterior e inflação ouvidos pela BBC News Brasil.

Dos turistas aos exportadores, quem lamenta e quem comemora a alta do dólar.
Isso porque os graves problemas que atingiram a monumental produção de porcos na China, que tem comprado mais carne do Brasil e desabastecido o mercado brasileiro, ainda estão longe do fim.
Em outubro, as vendas de carne bovina para os asiáticos subiram 62% sobre setembro, em um total de mais de 65 mil toneladas. Nesse embalo, o preço do boi gordo no Brasil bateu recordes em novembro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
A razão para o aumento envolve, além do fator China, um momento de oferta restrita de bois no Brasil, um tradicional aumento da procura doméstica por carnes no fim do ano e o dólar cotado acima dos R$ 4, que aumenta ainda mais o ganho dos exportadores na hora de converter o dinheiro das vendas para real.
Em tempos de alta do dólar, é bem mais interessante vender para o exterior.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse, no fim de novembro, que os preços mais altos vieram para ficar.
“Neste momento, o mercado está sinalizando que os preços da carne bovina, que estavam deprimidos, mudaram de patamar”, afirmou, em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Questionada se continua a consumir carne vermelha, respondeu em tom de brincadeira: “Estou comendo frango. Agora, é só frango”.
Tudo isto está acontecendo em virtude de uma virose que atacou a criação de porcos na China. Mais de 200 milhões de animais já foram sacrificados.

BBC

Um comentário sobre “Terça Feira – 14:05 – Por que a carne continuará mais cara em 2020, e pode piorar? Veja abaixo:

  1. Mouraci Stephen Carecho

    VELHAS TÅTICAS …globalistas

    Euforia do lucro vai quebrar muita gente. A palavra de ordem é boi de corte. Galera vai entrar de corpo e alma no alçapão comuna. Vão apostar alto no boi. Só que daqui a 2 anos a China inventa um suposto vírus que contamina a carne e rompe o contrato. E aí lá se vão os sonhos do lucro daqueles que se entregaram ao boi de corte.
    Endividar pessoas é a mais eficiente arma para manter uma nação dominada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *