Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 15:15 – Neopopulismo digital: uma usina de mentiras. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Gerson Leite de Moraes
Rodrigo Augusto Prando
O confinamento mudou radicalmente nossas rotinas, suspendendo a normalidade de nossas vidas cotidianas. Restringidos ao espaço doméstico, temos como fiéis companheiras, a Internet e a TV. Estes dois veículos midiáticos podem ser de grande importância na prevenção, na orientação e na propagação de informações relevantes no combate ao coronavírus, mas podem ser também desvirtuados de seus fins.

Independentemente do viés político e ideológico de uma emissora de televisão, o que não se pode negar é que existe ali um jornalismo profissional, que se não for praticado de maneira minimamente séria, a perda de capital financeiro e midiático será enorme para a empresa de comunicação. Já na Internet, especialmente nas redes sociais, a coisa não é bem assim. Ali reina uma verdadeira terra sem lei, na qual temos verdadeiras usinas de fake news, de mentiras deslavadas, criadas simplesmente com o propósito de arrebatar discípulos para uma causa nada nobre.

Em tempos de coronavírus e isolamento social, fica mais fácil pe Writing Studio e fact-checking, que checam fatos e dados e combatem fake news: Lupa, Fato ou Fake, Aos Fatos, Estadão Verifica e UOL Confere, por exemplo.

Gerson Leite de Moraes é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutor em Filosofia, pela Unicamp.

Rodrigo Augusto Prando é professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Unesp de Araraquara.

Informações
Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *