Blog do Adilson Ribeiro

Quarta Feira – 21:35 – Sem caixões, Equador enterra vítimas de coronavírus em caixas de papelão. Veja Abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Guayaquil é a cidade mais castigada pelo coronavírus no país. Até agora foram contabilizados 2.524 infectados e 126 mortos na cidade.
A situação do Equador diante da epidemia de coronavírus está chocando o mundo. Após vídeos que mostram cadáveres pelas ruas de Guayaquil, no sudoeste do Equador, a cidade sofre com a falta de caixões. As vítimas da Covid-19 serão enterradas em caixas de papelão, desobedecendo às normas sanitárias do governo.

Guayaquil, centro econômico do Equador, é a cidade mais castigada pelo coronavírus no país. A localidade recebeu uma doação de mil caixões de papelão da Associação de Papeleiros equatoriana, que foi entregue a dois cemitérios da localidade. “É para que possam cobrir a demanda de caixões, que estão em falta na cidade ou são extremamente caros”, disse um porta-voz do conselho de Guayaquil.

A província de Guayas, que está cercada por militares e cuja capital é Guayaquil, registra a maior incidência da Covid-19 no país. Até agora foram contabilizados 2.524 infectados na cidade, entre eles 126 mortos. A região está sob toque de recolher diário de 15 horas.

Já o Equador registra 3.646 casos e 180 mortos no total. Diante da dificuldade de conter o contágio em massa, o governo fechou as escolas, estabeleceu o home office, limitou o tráfego de veículos, decretou estado de exceção e bloqueou as fronteiras.

Desrespeito das normas sanitárias

 

Os caixões de papelão não atendem às normas sanitárias do governo para o enterro de vítimas da Covid-19. Mas, diante de corpos sendo empilhados nas ruas, parece não haver outra solução no momento. No Twitter, a prefeitura de Guayaq Writing Studio livares.

Desrespeito da quarentena

Segundo o presidente equatoriano Lenin Moreno, ao menos 40% das pessoas contaminadas pelo coronavírus não respeitaram o isolamento imposto aos doentes. São “pessoas sem consciência de seu estado, em alguns casos. E em outros casos, são irresponsáveis porque foram declarados positivos por testes médicos ou são suspeitos de terem o coronavírus e deixam suas casas, não respeitam a quarentena”.

No sábado 4, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente apresentou um mapa que mostra os trajetos feitos por pessoas contaminadas, sem dar detalhes de como os dados foram obtidos. Moreno ordenou “a utilização desta ferramenta para realizar medidas de controle e impedir a livre circulação de contaminados”.

Já o vice-presidente equatoriano, Otto Sonnenholzner, pediu desculpas públicas pela deterioração da imagem internacional do país. Nas redes sociais, vídeos compartilhados em todo o mundo mostram corpos espalhados pelas ruas de Guayaquil. Militares foram acionados para retirar cerca de 150 corpos abandonados pela cidade.

Sonnenholzner, que dirige o Comitê de Operações de Urgência, criado para enfrentar a crise sanitária, também apresentou condolências a “todas as famílias que perderam pessoas queridas”. O vice-presidente fez um apelo para que a população respeite as medidas estabelecidas pelo governo. “Não podemos desrespeitar o toque de recolher e o confinamento”, declarou.

Fonte: CartaCapital

2 comentários sobre “Quarta Feira – 21:35 – Sem caixões, Equador enterra vítimas de coronavírus em caixas de papelão. Veja Abaixo:

  1. Isabel Cristina

    EQUADOR ENTERRA SEUS MORTOS NA CAIXA DE PAPELÃO UM DIA SE EU MORRER PODEM ME JOGAR NO VALÃO PORQUE SE EM VIDA NÃO ME AMAR NE VISITAR DEPOIS QUE MORRER PARA NIM NÃO IMPORTA MÁS A MINHA PREOCUPAÇÃO COM A MORTE É O SER HUMANO PARTIR DA TERRA SEM JESUS CRISTO E DEUS UMA ALMA E UM ESPIRITO É MUITO VALIOSO A PALAVRA DE DEUS DIS QUEM PARTIR SEM ACEITAR JESUS NÃO TEM A VIDA ETERNA EXISTE VIDA APOS A MORTE PARA AQUELE QUE PARTIR COM JESUS CRISTO A MINHA PREOCUPAÇÃO NÃO É MORTE FÍSÍCA É A ESPIRITUAL VOU DIZER UMA COISA PARA VOÇÊS O INFERNO EXISTE E O CÉU TÁMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *