Blog do Adilson Ribeiro

Domingo 18:35 – Porciúncula – Câmara rejeita Projeto Popular para abaixar Salários do Prefeito, vice e Vereadores. Veja abaixo:

Basta uma olhada no site do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia, e o leitor saberá que a cidade, no ano de 2019, tinha a população estimada em 18.847 pessoas, e o salário médio mensal dos trabalhadores formais, no último registro, tem a média de 2, 2 salários mínimos.
Comparando-se com os salários dos cargos eleitos pela população como Prefeito: 21.112,83 reais, Vice-Prefeito: 7.037,61 reais e Vereador: 6.005,50 reais, a diferença salta aos olhos e explica, a firmeza com a qual os referidos políticos da pequena, pacata e querida cidade de Porciúncula., negaram recentemente um projeto popular de diminuição dos vencimentos, apresentado pelo cidadão porciunculense André Araújo em outubro do ano passado, muito antes de se pensar em Covid-19.
Ele colheu durante vários dias, nos horários das 13 às 23h, 850 assinaturas de moradores de vários bairros da cidade e protocolou na Câmara Municipal.
Os salários de Prefeito e Vice, podem ser confirmad Writing Studio Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular Agendado da UNIG

Como o resto do Brasil, Porciúncula enfrenta graves dificuldades por causa do coronavírus, mas aliada às peculiaridades de um município pobre e pertencente à uma região igualmente pobre como a Noroeste do Estado do Rio, a negativa dos edis em reduzir os próprios vencimentos e consequentemente do Prefeito e Vice, causou espanto nos cidadãos, afinal, em outras cidades de porte semelhante, como Cardoso Moreira, na Região Norte do Estado do Rio, o Prefeito reduziu em 20% o salário dele, dos secretários e comissionados.
Os eleitos de Porciúncula perderam a chance de mostrar para a população que se preocupam de verdade com a situação atual. A negativa passou uma impressão muito egoísta de quem, pelo menos no momento, ganha bem melhor do que a maioria.
O sufoco financeiro pelo qual as contas municipais estão passando nestes dias de Covid-19 não sensibilizaram a classe política que, se preocupou somente em justificar a negativa de aceitarem as medidas do projeto de iniciativa popular encabeçada por André Araújo, usando os meios legais, citando inclusive a a Constituição Brasileira. Mas moralidade e legalidade nem sempre andam juntas, e o que o povo desejava e deseja, é uma adesão completa de seus representantes à uma causa legítima. Causa legítima que não foi suficiente para sensibilizar os impolutos senhores vereadores.
Talvez Seu Rolando Lero, personagem da Escolinha do Prof. Raimundo, vivido com maestria pelo saudoso ator Rogério Cardoso, fosse mais convincente do que os atores políticos de Porciúncula. Eles se aferraram aos ganhos e a população que, “se vire nos 30”, só para lembrarmos de mais um famoso programa televisivo.
Se houvesse boa vontade dos vereadores, entrariam em sintonia com a vontade popular e os aspectos formais nos quais se basearam, seriam deixados de lado.
Mas quem sabe em algumas das cabeças que lutaram pela não redução, a clarividência de que não ganharão outra chance de voltar às cadeiras do Legislativo Municipal nas próximas eleições, não tenha passado e feito com que tentassem segurar os dias de bonança?
Pode ser. Os eleitores de Porciúncula certamente se lembrarão de quem não quis estar ao lado deles na hora mais sombria.
Ou não, porque o que mais se tem hoje são eleitores de memória curta e oportunista. Tomara que Porciúncula faça diferente.
É o mínimo que se espera de uma cidade cheia de tradições e valores tão caros.

2,2 salários mínimos
Comparando a outros municípios
No país

5570º
1139º
No Estado

92º
23º
Na micro região

População estimada [2019] 18.847 pessoas

Da Redação do Blog do Adilson Ribeiro

7 comentários sobre “Domingo 18:35 – Porciúncula – Câmara rejeita Projeto Popular para abaixar Salários do Prefeito, vice e Vereadores. Veja abaixo:

  1. Jose Saramago

    Prefeito Leo Coutinho vai só aguardar a reeleição pra trocar o numero do whatsApp, assim como fez há quatro anos atrás. E o povo vai continuar achando que estará sendo representado…….
    E quanto aos vaidosos e arrogantes vereadores, irrelevantes como são, cairão no ostracismo, de onde nunca deveriam ter saído.

    1. Rosa Vieira

      Bom dia aqui em Porciuncula ós políticos só pensam no bem está deles e parentes a população só dar postos á eles mais o povo gosta assim!!!!!!!!

  2. Binho

    Projeto popular de era ser acatado, onde está o MP q não age? No mínimo e algo de muito estranho e deveria ser averiguado pelos órgãos competentes para defender os interesses do povo.

  3. Denilson Bazeth

    Fico triste com meu município, pois cargo político deixou de ser prestígio ou oportunidade de apresentar projetos para o benefício da população e passou a ser renda principal, emprego ou até mesmo profissão, portanto não critico, mas quero colaborar com nosso desenvolvimento econômico e social impoluto realmente perante nossa sociedade como empreendedor e funcionário público.

  4. Jorge Israel

    Bom dia! Pude ver aqui alguns comentários externando indignado pelos nossos ilustres vereadores terem rejeitado essa iniciativa, eu não consigo me indignar com certas atitudes apenas né envergonho, mas vamos em frente!!!
    Viu dizer o que acho de verdade.
    Nossos vereadores não tem culpa de estarem onde estão, afinal quem os coloca lá somos nós mesmos então deveria ser feito um plebiscito para ensinar esse povo que troca seu voto por cerveja cachaça,um saco de cimento uma conta de luz,um bujao de gaz em fim essas coisas que só bom para o próprio candidato ,mas como conscientizar um povo que só come De quatro em quatro anos???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *