Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-Feira – 08:56 – MPE deflagra 2ª fase da Operação Fake News em Campos. Veja Abaixo:

Operação nesta segunda-feira contra supostos envolvidos em fake news na eleição de Campos

A segunda fase da operação “Propaganda Limpa”, contra suspeitos de envolvimento em fake news (notícias falsas) na eleição de Campos está sendo realizada por agentes do Grupo Apoio a Promotoria (GAP) e da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (14). Os mandados foram cumpridos em endereços no Jóquei, Guarus e Conselheiro Josino, onde os agentes apreenderam celulares, notebooks e outros materiais.

A operação foi deflagrada a partir de investigações do Ministério Público Eleitoral (MPE). A primeira fase da operação aconteceu no dia 27 de novembro, dois dias antes do segundo turno da eleição para prefeitura. Segundo o MPE, há 12 suspeitos de envolvimento ligados a perfis nas redes sociais e outros endereços na internet, e fazem parte de “uma rede de apoiadores do candidato Wladimir Garotinho”.

Em função das investigações de fake news, o MPE também entrou com uma ação de inegibilidade contra a chapa Wladimir Garotinho/Frederico Paes por abuso de poder econômico. Por sua vez, a coligação e Writing Studio 0/12/fake-operacao_1.jpg” alt=”” width=”1032″ height=”581″ />

INVESTIGAÇÃO DO MPE TEVE INFORMAÇÕES INTERNACIONAIS- Segundo o Ministério Público Eleitoral, a partir de informações internacionais, prestadas pelo Facebook, com sede nos Estados Unidos, identificou perfis e outros endereços na internet que publicavam notícias favoráveis a um candidato e desfavoráveis ao oponente. A partir desses dados, conseguiu identificar as pessoas de Campos que faziam a propagação de notícias falsas.

 

 

Fonte: Campos 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *