Objetivo da Sefaz-RJ é confirmar a real existência de contribuintes e suas atividades, uma vez que foram encontrados indícios de simulação de operações e inexistência de endereço físico em diversos estabelecimentos do Estado
Itaperuna – A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realiza nesta semana a Operação Maçarico XV e entre os municípios que receberão a ação está Itaperuna, a maior cidade do Noroeste Fluminense. O objetivo da ação, de acordo com o orgão, é confirmar a real existência de contribuintes e suas atividades, uma vez que foram encontrados indícios de simulação de operações e inexistência de endereço físico em diversos estabelecimentos do Estado. Serão vistoriados também comércios localizados em Resende, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé, Cabo Frio, Tanguá, Itaguaí e Sapucaia que, juntos, emitiram cerca de R$ 1 bilhão em notas fiscais nos últimos 12 meses.
Auditores – O trabalho é gerenciado pela Superintendência de Fiscalização (Sufis) e executado pela Auditoria Especializada de trânsito de mercadorias e barreiras fiscais (AFE-14). Por meio do trabalho dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, é possível paralisar a emissão de notas fiscais de operações que não aconteceram e que podem ser usadas em atividades ilegais como sonegação e lavagem de dinheiro.
“Geralmente, são empresas recém-abertas que estavam inativas por um longo tempo e passaram a emitir ou receber um grande volume de notas fiscais em um curto intervalo de tempo. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os créditos irregulares de ICMS serão anul Writing Studio em atividades ilegais como sonegação e lavagem de dinheiro.
“Geralmente, são empresas recém-abertas que estavam inativas por um longo tempo e passaram a emitir ou receber um grande volume de notas fiscais em um curto intervalo de tempo. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os créditos irregulares de ICMS serão anulados e as empresas terão as suas inscrições estaduais impedidas. Enquanto isso, será aberto um procedimento para o cancelamento definitivo da Inscrição Estadual”, afirmou o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Sefaz-RJ, a Operação Maçarico XV faz parte do programa “Na Mira da Receita Estadual”, lançado em setembro. O programa visa melhorar a arrecadação estadual sem aumento da carga tributária, fortalecendo o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, por meio da intensificação das fiscalizações semanais para coibir irregularidades tributárias.
Fonte: O Dia