Blog do Adilson Ribeiro

Sexta-Feira – 23:46 – Vacinação no Rio: Paes chama novo cronograma de ‘conservador’ e diz que Rio pode ter réveillon e carnaval em 2022. Veja Abaixo:

O prefeito Eduardo Paes comentou, na divulgação do 19° boletim epidemiológico, no Centro de Operações Rio, nesta sexta-feira (14), o novo cronograma de vacinação para pessoas sem comorbidades, com início no dia 31 de maio. Segundo a prefeitura, a meta é vacinar, até o dia 23 de outubro, 4.751.823 cariocas com 18 anos ou mais — o que equi Writing Studio lado, temos problemas de produção, mas, por outro, temos a garantia de novas doses — disse Soranz.

Hoje, o Instituto Butantan paralisou a produção da CoronaVac porque um lote de 10 mil litros de IFA ficou barrado na China. O prefeito aproveitou a ocasião para reiterar o respeito às autoridades chinesas, cujos impasses diplomáticos com o Brasil, gerados pelos ataques feitos à China por representantes do governo federal, são apontados como uma das razões para os atrasos ocasionais na entrega do IFA da CoronaVac.

— Falo como alguém que trabalhou por anos com empresas da China. Às vezes a gente ouve manifestações de pensamentos dos quais o brasileiro não compartilha. Então deixo aqui meu recado, para que a gente consiga continuar vacinando — afirmou Paes.

O prefeito reiterou o desejo de voltar a vacinar professores e trabalhadores de limpeza urbana até o fim de maio, junto com pessoas com comorbidades.

— Tínhamos incluído os profissionais de educação entre os grupos prioritários, dada a importância que damos à volta às aulas. Mas houve uma recomendação, determinação do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal para que interrompêssemos. A opinião da prefeitura é de que os professores deveriam continuar a ser vacinados, mas precisamos respeitar a decisão. Temos ainda duas semanas antes do início da vacinação por idade — pontuou Paes.

Dados epidemiológicos

Segundo a análise da disseminação da Covid-19 no município desenvolvida pela prefeitura, todas as Regiões Administrativas (RAs) têm risco alto de contágio. Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Henrique Garcia, o dado representa uma “leve evolução” em relação ao último boletim epidemiológico, que apontou que 30 das 33 RAs tinham risco “muito alto” de contaminação.

De acordo com a prefeitura, os principais indicadores da pandemia na cidade — atendimento em redes de urgência e emergência, índice de confirmações de casos e número de óbitos — continuam em declínio. Atualmente, a fila de espera para leitos de UTI para Covid-19 no Rio tem 18 pacientes.

 

 

 

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *