Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-Feira – 23:55 – Covid-19: às vésperas do feriado de Corpus Christi, cidades do RJ divergem quanto à instalação de barreiras sanitárias e outras medidas. Veja Abaixo:

Às vésperas de um feriadão tentadoramente ensolarado e diante da ameaça das novas variantes da Covid-19, cidades turísticas do Rio de Janeiro se dividem quanto às medidas de prevenção a uma possível disparada no número de casos, provocada pelo aumento do fluxo de visitantes. Com modestas redes de atendimento hospitalar, alguns municípios da Região Serrana e da Região dos Lagos, como Petrópolis e Búzios, instalaram barreiras sanitárias em suas entradas, enquanto Nova Friburgo e Cabo Frio decidiram não fazê-lo. Entre outras restrições decretadas para o Corpus Christi que não tiveram adesão unânime estão o bloqueio das praias e o toque de recolher.

Trata-se da primeira data sedutora para o turismo intermunicipal desde a “parada emergencial” de dez dias, no fim de março, quando 18 cidades do estado estavam com 100% de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19, como o GLOBO mostrou. Hoje, 11 municípios do estado já chegaram ao limite de sua capacidade hospitalar.

Um deles é Saquarema, um dos locais mais frequentados por cariocas na Região dos Lagos. Com todos os seus 23 leitos de UTI para a Covid-19 ocupados, a cidade foi uma das primeiras a anunciar restrições voltadas ao feriado de Corpus Christi. Ontem, a prefeitura reergueu as barreiras sanitárias em Bacaxá e Jaconé, onde ficam as entradas do município. Apenas moradores e turistas com reserva em hotel podem ultrapassá-la, mediante a apresentação de documentos ou vouchers de agendamento. A medida também visa a prevenir o chamado “bate e volta”, quando habitantes de municípios vizinhos visitam a cidade por um curto período de tempo, aumentando os riscos de contágio da Covid-19.

Além disso, praias, lagoas e cachoeiras também estarão bloqueadas. Até o dia 9 de junho, bares, restaurantes e lojas de conveniência da cidade poderão funcionar, mas com 50% de ocupação de mesas e cadeiras. O município recomenda ainda que seus moradores “tenham cuidado” com as aglomerações, especialmente nos feriados, e evitem viagens desnecessárias. Nas redes sociais, a prefeitura vem fazendo apelos para que as pessoas não viajem durante o feriado.

Com pouco menos da metade de seus leitos para Covid-19 ocupados, Búzios também manterá suas barreiras sanitárias ativas durante os próximos quatro dias, com reforço de fiscalização. O município, que, segundo registros do governo estadual, dispõe apenas de 28 leitos de enfermaria para a Covid-19 e nenhum de UTI, também promete um monitoramento ostensivo nas ruas para manter as medidas restritivas. Atualmente, bares e restaurantes funcionam com capacidade máxima de 60%, e pousadas e hotéis, de 70%.

Por outro lado, Cabo Frio, que apresenta 61% de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19, não prevê a instalação de barreiras nas entradas da cidade. Apesar disso, para evitar o aumento do contágio, a cidade não terá ponto facultativo na sexta-feira, ao contrário de Saquarema. Com 43 leitos destinados à Covid-19, o município tem uma das maiores redes dedicadas ao tratamento do coronavírus da Região dos Lagos e, em momentos de pico, concentra demandas de atendimento oriundas de localidades vizinhas. A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer do município projeta uma taxa de ocupação hoteleira para o feriado de Corpus Christi de 30%

O decreto de restrições em vigor na cidade inclui o toque de recolher: entre as 23h e as 5h, a circulação de pessoas nas ruas estará proibida durante o feriado, salvo dentro de veículos. As praias, contudo, estão liberadas. Na areia, a prefeitura permitirá barracas com até dez guarda-sóis e cinco jogos de mesas com quatro cadeiras cada. Bares e restaurantes podem funcionar, mas só até as 23h. Hotéis e pousadas seguem com limite de ocupa Writing Studio e restaurantes devem restringir o uso de mesas e cadeiras a 40% da capacidade máximas. Tais estabelecimentos, contudo, devem fechar as portas às 21h.

A prefeitura de Angra dos Reis também determinou medidas para o setor hoteleiro e o turismo náutico. O aluguel de casas por temporadas em sites e aplicativos especializados deve respeitar a lotação máxima de três pessoas por quarto ou 50% da capacidade máxima do endereço, o que for mais restritivo. Festas e eventos sociais estão proibidos. Já os barcos de passeio poderão funcionar a 80% de sua lotação total, mas só poderão receber turistas mediante a apresentação de comprovante de hospedagem.

Mangaratiba também não retomará as barreiras de bloqueio para o feriado. A prefeitura do município diz que as taxas de ocupação “estão controladas”, e que hoje, até as 16h, havia apenas um paciente internado na ala de Covid-19 da cidade. “Entretanto, as medidas sanitárias, as restrições para o funcionamento de comércios e as recomendações para evitar aglomerações e usar obrigatoriamente máscaras de proteção continuam valendo”, destaca a Secretaria municipal de Saúde.

Região Serrana

Outro destino muito procurado pelos cariocas, sobretudo a partir do outono, quando as temperaturas começam a cair, a Região Serrana também tem municípios com taxas de internações alarmantes.

É o caso de Nova Friburgo, que, apesar de estar com 95% de ocupação nos leitos de UTI, num total de 20, e com o esgotamento das 58 vagas disponibilizadas nos leitos de enfermaria, anunciou que não vai instalar barreiras sanitárias no feriadão.

Contudo, a cidade ainda está com restrições para a contenção da Covid-19, de acordo com o mais recente decreto da prefeitura, do dia 27 de maio. Está autorizado o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, desde que a ocupação seja de 30% da capacidade máxima do local e que haja um espaço mínimo de 1,5m entre as mesas. Esses estabelecimentos devem fechar as portas às 23h.

O município também determina limitações para entrada de ônibus e vans para visitação de pontos turísticos, sendo permitidos apenas 15 veículos de transporte diários, com cadastro prévio na Secretaria Municipal de Turismo. Com o aumento da circulação de pessoas durante o feriado prolongado, também será realizada uma fiscalização dos ônibus de turismo na entrada da cidade, pela rodovia RJ-116.

Já Petrópolis, cidade com o maior número de leitos de UTI na Região Serrana (93), tem uma taxa de ocupação de 78%, e por isso manterá as barreiras sanitárias de acesso à cidade. Dos 52 leitos de enfermaria, apenas um está vago, totalizando 98% de ocupação.

Com as barreiras, fica permitida a entrada apenas de moradores com comprovante de residência e de pessoas que não apresentarem febre e tiverem algum documento que comprove prestação de serviço na cidade, reserva na rede hoteleira ou agendamento para compras nos polos de moda. Também está proibida a circulação em praças e áreas públicas a partir da meia-noite até as 5h.

Bares e restaurantes podem abrir, mas com limitação de horário: até 22h e 23h59, respectivamente. A orientação do município é que sejam mantidos os cuidados para evitar a disseminação do vírus, recomendando o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos. Os pontos turísticos, públicos ou privados, têm funcionamento facultativo. O comércio também está livre para funcionar, contanto que o distanciamento obrigatório de 1,5 metro seja respeitado.

 

 

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *