Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-Feira – 23:07 – Casal acusado de racismo presta depoimento na delegacia do Leblon. Veja Abaixo:

O casal Mariana Spinelli e Tomás Oliveira prestou depoimento na 14ª DP (Leblon) na tarde desta quarta-feira, dia 16. Ambos foram ouvidos no inquérito que apura o crime de calúnia. Mariana e Tomás acusaram o jovem negro Matheus Ribeiro, de 22 anos, de roubar uma bicicleta elétrica no último sábado, dia 12, no Leblon, Zona Sul do Rio.

Segundo a delegada Natacha Alves, agora serão feitas as diligências finais para a conclusão da ocorrência. Com o depoimento do casal, a polícia têm os três relatos da história, que veio a público após Matheus publicar um vídeo e o relato em que descreve a acusação recebida em frente ao Shopping Leblon. Imagens das câmeras de segurança do estabelecimento também estão sob análise para esclarecer a dinâmica do fato, já que a jovem relatou ter sido roubada momentos antes de abordar Matheus. O GLOBO tentou falar com a defesa de Mariana e Tomás, mas o advogado não atendeu as ligações.

Depois do episódio ganhar grande repercussão nas redes, as empresas onde trabalhavam o casal demitiram os dois e divulgaram uma nota de apoio a Matheus, que estuda educação física e trabalha como instrutor de surfe no Arpoador. Nesta segunda-feira, ele registrou a ocorrência pelo sistema virtual e no dia seguinte foi à delegacia para detalhar os fatos. Na saída, ele afirmou que sofreu as consequências do racismo estrutural da sociedade brasileira:

— Minha intenção com essa denúncia não é ter um ganho pessoal, direcionado aos dois. É uma questão de racismo na sociedade inteira. Minha intenção é fazer com que as pessoas entendam que acusar um negro sem que ele tenha feito nada é grave precisa ser levado a sério — disse.

‘Já me consideravam culpado por ser negro’

“Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem à sua cabeça é que algum neguinho levou”. Assim o estudante de educação física e instrutor de surfe Matheus Ribeiro, de 22 anos, descreve, num texto, o comportamento da jovem que, no sábado à tarde, o abordou na Praia do Leblon, convencida de que a sua bike, que acabara de ser roubada, era a que estava com ele.

Negro, o jovem montava uma “magrela” turbinada, elétrica, e esperava pel Writing Studio nca no guidão e pede desculpas. Irritado, Matheus fala uns palavrões e manda o casal sair dali. Antes de ir embora, o rapaz deixa uma resposta no ar: “Eu não te acusei, só estou te perguntando”.

As palavras de entendimento do que de fato tinha acontecido, de acordo com Matheus, só viriam no dia seguinte, num texto, entre o desabafo e a indignação, sob o título “Agora já sem clima de amor”, que postou em suas redes sociais. Após ter se defendido de um crime que não cometeu, Matheus denunciou que foi vítima de racismo. A polícia, no entanto, trata o caso como calúnia porque não houve menção racista explícita. O fim do embate sobre a bicicleta, quando o casal parece se convencer do engano, foi filmado pelo celular do próprio Matheus. As imagens provocaram grande discussão na internet sobre racismo estrutural.

— Precisei me esforçar ao máximo para provar minha inocência porque já me consideravam culpado por ser negro — diz Matheus, acrescentando que pretende levar a denúncia adiante para que esse tipo de associação entre negros e crimes deixe de ser rotina. — Para que outras pessoas não passem por isso.

 

Fonte: Extra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *