Blog do Adilson Ribeiro

Sábado – 18:19 – Sistema Cantareira entra em estado de restrição neste sábado (2). Veja Abaixo:

Reservatório atingiu o menor volume de água desde março de 2016, quando houve a crise hídrica no estado de São Paulo

O Sistema Cantareira entrou em estado de restrição neste sábado (2), operando com 29,9% do volume de sua capacidade. É o menor volume útil de água nos últimos cinco anos. Os dados são da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O número é o menor desde 10 de março de 2016, quando o reservatório registrava 30,3% de volume de água, e marcou o fim da crise hídrica no estado de São Paulo.

A Sabesp criou uma escala para medir o volume útil dos reservatórios e dar uma classificação conforme a gravidade da situação:

• Normal quando é igual ou maior que 60%;
• Em estado de atenção quando é igual ou maior que 40% e menor que 60%;
• Em alerta quando está maior que 30% e menor que 40%;
• Em restrição quando é maior que 20% e menor que 30%.

O Sistema Cantareira é o maior produtor de água da Região Metropolitana de São Paulo, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

O reservatório é responsável por abastecer aproximadamente 46% da população dessa área.

 

Ele é formado por cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro), que estão conectados por túneis subterrâneos e canais e formam o Sistema Equivalente do Cantareira.

Sabesp reduz pressão da água

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ampliou o horário de redução da pressão da água na região metropolitana de São Paulo.

A diminuição da vazão de água, que antes começava às 23h, agora é feita a partir das 21h. Às 5h, o fornecimento é normalizado.

Em casas sem caixa-d’água, especialmente em locais mais altos e distantes, a redução se transforma em interrupção do abastecimento de água.

O superintendente da Metropolitana Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, diz que a prática de reduzir a pressão da água existe desde 1996.

Segundo Souza, a Sabesp passou a reduzir a pressão mais cedo e por mais tempo para “preservar os sistemas de abastecimento de água”, por causa da escassez hídrica.

Seca no Cantareira revela cemitério de calhambeques em represa onde Mércia Nakashima foi morta

 

Fonte: R7 Notícias

Um comentário sobre “Sábado – 18:19 – Sistema Cantareira entra em estado de restrição neste sábado (2). Veja Abaixo:

  1. Fábio

    Infelizmente é preciso passar perrengue pro ser.humano se coçar pra solucionar problemas e correr atrás de soluções, deixa acabar a água pra ver vão lembrar de preservar as matas, renovar os mananciais e limpar os rios…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *