Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-feira – 23:57 – Memorial com nomes dos 28 mortos em operação no Jacarezinho é derrubado pela polícia, que cita ‘apologia ao tráfico’. Veja Abaixo:

Wi-fi Rápido Estável e sem Quedas de Conexão + Internet com a velocidade de 200 Mega só aqui na Connect fibra ! Tudo isso por um preço pra lá de especial 😉 Se surpreenda com nossa velocidade 🚀 ☎️ (22) 3811-0900 📱 (22) 99971-4449.
💻 Acesse nosso site: www.connectprovedor.net

 

Memorial com nomes dos 28 mortos em operação no Jacarezinho é derrubado pela polícia, que cita ‘apologia ao tráfico’.

 

Policiais civis derrubaram, na tarde desta quarta-feira (11), um memorial inaugurado na semana passada, no Jacarezinho, Zona Norte, para lembrar os mortos na operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. Ao todo, a incursão em 6 de maio de 2021 deixou 28 mortos.

Vídeos e fotos enviados ao g1 mostram a ação dos policiais. Participaram da demolição agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) em apoio à 25ªDP (Engenho Novo).

Memorial é derrubado com auxílio de caveirão da Core — Foto: Recebido por WhatsApp

Memorial é derrubado com auxílio de caveirão da Core — Foto: Recebido por WhatsApp

Pela foto acima também é possível ver que um “caveirão” (blindado) da Core, a tropa de elite da corporação, foi usado para derrubar a estrutura.

Agentes usaram marretas para demolir memorial — Foto: Recebido por WhatsApp

Agentes usaram marretas para demolir memorial — Foto: Recebido por WhatsApp

Writing Studio /0x81:755×996/600×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/F/F/q9XWZeQuOyJQABqGnLMA/policia.png 600w” alt=”Imagem do memorial antes da derrubada: nome do policial morto na operação também era lembrado — Foto: Reprodução/Bruno Itan” />

Imagem do memorial antes da derrubada: nome do policial morto na operação também era lembrado — Foto: Reprodução/Bruno Itan

‘Apologia ao tráfico’, diz nota da polícia

Em nota, a Secretaria de Polícia Civil informou que, por meio da 25ª DP (Engenho Novo) e da Core, retirou “o memorial ilegal construído em homenagem aos 27 traficantes mortos em confronto durante operação na comunidade do Jacarezinho, ocorrida em 6 de maio de 2021”.

Segundo a secretaria, “durante a diligência também foi realizada perícia no local e no material apreendido formalmente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

Mês das Mães é aqui na Ótica Showroom em Itaperuna. Ligue para (22)9.8135-1753. Na compra dos seus óculos o exame de vista sai de graça!

Diz o texto que “o registro de ocorrência que definiu a diligência para retirada do memorial levou em consideração a apologia ao tráfico de drogas, uma vez que os 27 mortos tinham passagens pela polícia e envolvimento comprovado com atividades criminosas”.

A polícia também alega que a construção do mesmo não tinha autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro. E acrescentou que a menção ao policial civil André Frias, assassinado pelos criminosos, “foi negada pela esposa do policial assassinado e tampouco teve autorização da família do agente”.

‘Barbárie’, comenta advogado

João Tancredo, advogado de familiares de 14 mortos na operação, criticou a demolição do memorial.

“A barbárie é tamanha que não se respeita, sequer, o memorial em homenagem às vítimas. Como se não bastasse a chacina praticada e a inoperância das investigações, os agentes estatais cometem mais essa violência contra os moradores do Jacarezinho. Vamos até o fim em busca de Justiça”, afirmou, em nota, o advogado.

Investigações concluídas

Também na semana passada, um ano depois da operação, o Ministério Público estadual (MPRJ) denunciou à Justiça os policiais civis Amaury Godoy Mafra e Alexandre Moura de Souza pelos assassinatos de Richard Gabriel da Silva Ferreira e Isaac Pinheiro de Oliveira.

A apresentação da denúncia à Justiça marcou o encerramento das investigações pelo MP, que montou uma força-tarefa para apurar 13 situações nas quais foram mortas as 28 pessoas.

Os policiais Amaury e Alexandre foram acusados pelo órgão de executar dois suspeitos. A eles também foram atribuídos os crimes de fraude processual e de forjar o cenário no local das mortes.

Além deles, os traficantes Adriano de Souza de Freitas, o “Chico Bento”, e Felipe Ferreira Manoel, conhecido como Fred, também foram denunciados pelo MP pelo homicídio duplamente qualificado do policial civil André Leonardo de Mello Frias.

O traficante identificado como autor do tiro que matou o policial morreu em uma troca de tiros com a Core. Segundo a polícia, João Carlos Sordeiro Lourenço, de 23 anos, era conhecido como Jota e subiu na hierarquia da quadrilha depois de ter assassinado André Frias.

E outros dois policiais são réus na Justiça pela morte de Omar Pereira da Silva, de 21 anos, baleado no Beco da Síria, no Jacarezinho. Douglas Lucena Peixoto Siqueira e Anderson Silveira Pereira têm audiência do processo marcada para o dia 29 de junho.

Fonte: G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *