Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 23:15 – Pesquisa Ipec: Lula lidera corrida para presidente com 44%; Bolsonaro tem 32%. Veja Abaixo:

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira indica Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela Presidência, com 44% das intenções de voto. O ex-presidente é seguido pelo atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), que tem a preferência de 32% dos eleitores. Esta é a primeira pesquisa de uma série contratada pela TV Globo que terá divulgação semanal pelo instituto, fundado por ex-executivos do Ibope.

Às vésperas do início oficial das campanhas, que começam nesta terça-feira, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição da corrida eleitoral, com 6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera Lúcia (PSTU) registrou 1%. Nenhum dos demais nomes testados pelo Ipec conseguiu atingir 1% das menções. Brancos e nulos somam 8% das respostas, e 7% não souberam ou não quiseram responder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

CAFÉ LUANA É BOM DEMAIS !!! Assista ao vídeo Abaixo:

 

 

O instituto ouviu 2 mil eleitores em entrevistas presenciais realizadas entre 9 e 15 de agosto. O estudo capta o efeito eleitoral dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada. O benefício é concedido a famílias que integram a parcela mais pobre da população, segmento no qual Bolsonaro tenta reduzir a distância para Lula em busca da reeleição.

Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou 2 mil eleitores com 16 anos ou mais no período de 9 a 15 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.

No cenário de segundo turno testado pelo Ipec, entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 51%, enquanto o atual presidente soma 35%. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

Ciro Gomes e Simone Tebet
Ciro Gomes e Simone Tebet

Início das campanhas

Os dados de pesquisas de opinião pública dão subsídios para as campanhas dos candidatos Writing Studio outubro, os candidatos poderão fazer comícios e carreatas, além de distribuir material de propaganda impresso e na internet.

Os candidatos com maiores percentuais de intenções de votos darão largada nas campanhas no Sudeste, região que concentra sozinha quatro em cada dez eleitores do país.

O ex-presidente Lula participará nesta terça-feira de panfletagem em São Paulo e no ABC Paulista, região onde deu início à sua carreira política.

A campanha do petista pretende focar em temas econômicos com críticas ao governo Bolsonaro pela perda do poder de compra das famílias, especialmente as mais pobres. Um dos motes será a mensagem o “Brasil da esperança está de volta”, que atribui a ideia do desespero à atual gestão federal ao mesmo tempo em que evoca a lembrança de aspectos positivos dos governos de Lula, presidente por duas vezes entre 2003 e 2011.

Bolsonaro iniciará sua tentativa de ser reeleito com visita a Juiz de Fora (MG), na terça-feira. A cidade mineira foi palco do ataque a faca sofrido pelo hoje presidente quando era candidato, em outubro de 2018.

A estratégia da chapa que tem o ex-ministro Walter Braga Netto (PL) como vice inclui a defesa de medidas do governo no campo econômico, especialmente a extensão e ampliação dos pagamentos do Auxílio Brasil, além da redução do ICMS sobre o preço dos combustíveis.

A coligação que congrega PL, PP e Republicanos foi registrada na Justiça Eleitoral com o nome “Pelo Bem do Brasil”, o que remete a uma suposta “guerra do Bem contra o Mal” já mencionada por Bolsonaro e apoiadores — incluindo a primeira-dama Michelle Bolsonaro. A mensagem fala diretamente com o eleitorado evangélico, grupo em que já há maioria bolsonarista, mas sobre o qual o presidente quer ampliar sua influência.

Também participarão de eventos de campanha em cidades do Sudeste nesta semana os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet e Felipe d’Avila (Novo). As propagandas no rádio e na televisão começarão a ser veiculadas a partir do dia 26 e vão até 29 de setembro.

 

Fonte: Extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *