Blog do Adilson Ribeiro

Domingo – 12:18 – Juazeiro do Norte, no sertão cearense, tem a primeira chuva de granizo em pelo menos 20 anos. Veja Abaixo:

Queda de gelo chamou atenção dos moradores. Fenômeno ocorre com frequência em outras regiões brasileiras, mas é incomum no sertão nordestino.

Uma forte chuva chamou atenção dos moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, na noite de sábado (13). Além da forte precipitação, houve chuva de granizo no município. “Estou vendo as pedrinhas de gelo. Quem disse que aqui não chove granizo também?”, questionou um juazeirense que filmou o fenômeno.

 

Os primeiros dias de novembro de 2022 foram os mais chuvosos do período já registrados no Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de chuva ocorrido na cidade neste sábado ainda não foi divulgado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

Centro Ortopédico, Atualize seu contato!!!

 

 

 

A chuva de granizo ocorre com frequência nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, mas é incomum em cidades do sertão nordestino, como Juazeiro do Norte.

Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, é a primeira vez que ocorre chuva de granizo no município em pelo menos 20 anos.

Como ocorre o fenômeno

Como se formam as chuvas de granizo

Como se formam as chuvas de granizo

A chuva de granizo é mais comum em dias muito quentes. A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.

Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.

Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias.

Previsão do tempo

Conforme a Funceme, na segunda-feira (14), deve haver variação entre céu nublado e parcialmente nublado com chuva isolada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana e no Cariri. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, há baixa possibilidade de chuva isolada.

Na terça-feira (15), deve haver variação de céu nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões do Ceará.

Writing Studio m-uncollapsed content-media content-photo” data-block-type=”backstage-photo” data-block-id=”18″>

Juazeiro do Norte tem forte chuva de granizo — Foto: Reprodução

Juazeiro do Norte tem forte chuva de granizo — Foto: Reprodução

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *