Blog do Adilson Ribeiro

Quarta-feira – 20:03 – Exames descartam suspeita de gripe aviária em humanos no município de São João da Barra. Veja Abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos (SMS) recebeu na última semana, a informação de que uma ave silvestre da espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), proveniente do município de São João da Barra e com sintomas da gripe aviária, tinha sido encaminhada para uma clínica veterinária em Campos.
As equipes da Vigilância Sanitária (VISA), juntamente com a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado, foram acionadas e se deslocaram até à clínica, tendo encontrada a ave morta. Os profissionais fizeram a coleta de material, que foi enviado ao laboratório de referência (LACEN), sendo identificado que a ave estava infectada pelo vírus H5N1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:

 

 

Oferta de emprego para quem tem noções de informática. Veja abaixo:

 

 

A partir do resultado, todas as pessoas que tiveram contato com a ave passaram a ser monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/Campos), permanecendo em isolamento domiciliar.
Resultado negativo
Do total de 13 pessoas, quatro apresentaram sintomas respiratórios durante o período de vigilância. Seguindo protocolo recomendado, como medida preventiva, foi iniciado tratamento medicamentoso e feita coleta de material para análise laboratorial. Na noite de segunda-feira (22), a Subpav recebeu o resultado da análise, que descartou a contaminação da gripe aviária (H5N1).
A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, mas pode acometer seres humanos através do contato com animais doentes, vivos ou mortos, e locais contaminados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *