Duas crianças foram levadas na segunda-feira à UPA de Del Castilho, na Zona Norte, por suspeita de envenenamento. Ythallo Raphael Tobias Rosa, de 6 anos, morreu no local após uma parada cardiorrespiratória. O outro, de 7, foi transferido em estado grave para o Hospital municipal Miguel Couto, onde continua internado.
Ao chegarem na UPA, os parentes das crianças trocaram informações e descobriram que elas estudavam na mesma escola municipal. Ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o pai do menino internado afirmou que o laudo médico apontou presença de chumbinho no organismo das crianças e que seu filho passou mal ao voltar da unidade escolar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE:
OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA HOMENS, JOVENS SEM EXPERIÊNCIA PARA TRABALHAR COMO AUXILIAR TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE REDES EXTERNAS. Assista ao vídeo abaixo:
— A gente não sabe se ele ingeriu alguma coisa no percurso de ida, volta, se algum amiguinho deu algum lanche para ele, ou se ele comeu alguma coisa na escola. O médico falou que foi envenenamento, que achou chumbinho dentro do organismo dele — disse ao telejornal.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação explicou que “a desinsetização é feita periodicamente, a cada três meses, pela Comlurb, com material específico para roedores, sem usar chumbinho”. Além disso, pontuaram que o aluno Ythallo Rosa não compareceu à escola na segunda-feira, nem na sexta-feira passada, sendo visto ontem (dia 30), depois da saída da escola, andando de bicicleta na rua. O aluno Benjamim frequentou normalmente as aulas, saindo ao final do turno, às 17h30.
Já a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que os dois meninos entraram na UPA de Del Castilho em estado grave. Ythallo Raphael chegou à unidade em parada cardiorrespiratória e morreu apesar das manobras de reanimação. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.
Fonte: Extra