Blog do Adilson Ribeiro

Segunda-feira – 08:52 – Supercomputador de R$ 200 milhões do Inpe vai prever volume e local exatos de chuva. Veja Abaixo:

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê investir R$ 200 milhões na compra de um novo supercomputador para ampliar e melhorar o serviço de previsão do tempo e alertar sobre possíveis desastres naturais.

Segundo Gilvan Sampaio, coordenador geral de Ciências da Terra do Inpe, a máquina será capaz de fazer a previsão do clima de forma muito mais rápida, precisa e completa, podendo, inclusive, diminuir o impacto de desastres, como o que matou 65 pessoas no Litoral Norte de São Paulo em fevereiro.

“O equipamento aumenta a precisão do evento. Desde quarta-feira (dias antes da chuva do final de semana) já sabiam da possibilidade do temporal e na sexta-feira foi reforçado, mas sem acesso a detalhes. Choveu mais de 600 milímetros e a previsão era de 400. A máquina nova poderia demonstrar melhor a área atingida e o volume de água”, explicou ao g1.

Uma novidade que também auxiliará na prevenção de tragédias naturais é um sistema chamado ‘now casting’ que, em português, basicamente significa ‘previsão imediata’. Esse modelo está disponível apenas no supercomputador que será comprado.

“O now casting faz uma previsão completa das próximas seis horas e vai ser muito útil à Defesa Civil e ao Cemaden. No caso de São Sebastião, não havia detalhes precisos de quais lugares seriam mais atingidos, como a costa sul. Não indicava o tamanho da gravidade. Esse sistema seria capaz de traduzir melhor essas informações”, encerra Gilvan.

O edital para compra do supercomputador está em fase de finalização e, segundo o Inpe, será publicado ainda no primeiro semestre deste ano, com expectativa de que o equipamento comece a operar ainda em 2023.

O processo é considerado demorado e complexo, já que se trata de uma licitação internacional – não há produção desse tipo de equipamento no Brasil.

Em entrevista ao g1, o coordenador do Inpe deu mais detalhes sobre a compra, o uso e os ganhos do país com a aquisição. Confira abaixo:

Como o supercomputador funciona?

O supercomputador é um equipamento de última geração, superior ao que se tem hoje no país – a máquina atual é chamada Tupã, foi instalada em 2010 e é considerada ultrapassada.

Gilvan explica que a nova compra conta com diversos módulos, que vão agregando à capacidade e chegando conforme o tempo.

Ou seja, o supercomputador chegará pronto para ser utilizado, mas aos poucos novos módulos – cada vez mais atuais – se agregarão à máquina, aumentando sua capacidade.

“É um equipamento modular. Nós vamos adquirindo módulos e aumentando o processamento. Ele vem com novidades importantes. Será abastecido por energia solar, por exemplo. É o primeiro do mundo abastecido assim.”

Outra novidade é Writing Studio tirá, de acordo com ele, benefícios a dois setores do país: energia e agricultura. Isso porque o computador poderá prever secas e épocas de muita umidade, o que muda a quantidade de água nos reservatórios.

“Vai auxiliar os órgãos do governo a diminuir o impacto dessas condições”.

Com informações do g1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *