Blog do Adilson Ribeiro

Quinta-feira – 09:20 – PSL de Jair Bolsonaro apoia reeleição do acusado de corrupção Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara. Clique na imagem e saiba mais:

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente do PSL e deputado federal eleito, Luciano Bivar (PE), disse nesta quarta-feira que o partido –o mesmo do presidente Jair Bolsonaro– decidiu apoiar a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em troca de respaldo à agenda de campanha do novo presidente no Congresso e avalizar para integrantes do partido comando de comissões estratégicas, como a de Constituição e Justiça (CCJ).

“Tivemos uma conversa eu, nosso líder do partido, delegado Waldir, e mais ele (Rodrigo Maia) e ele se comprometeu a apoiar todas as reformas que vamos enfrentar”, disse Bivar à Reuters, sobre encontro que teve nesta manhã.

Embalado pela “onda Bolsonaro”, o PSL elegeu 52 deputados federais em outubro, tornando-se a segunda maior bancada, atrás apenas do PT, com 56. A legenda deve aumentar de tamanho, já que está em contato com deputados de partidos que não atingiram a chamada clausula de barreira para que eles se filiem.

O PSL chegou a ensaiar uma candidatura própria ao comando da Câmara, mas preferiu recuar e buscar uma composição na Casa a fim de criar uma base de apoio ao novo presidente.

Bivar afirmou que, além de se comprometer com a votação da agenda econômica e das pautas conservadoras defendidas pelo novo presidente, Maia vai trabalhar para ceder a deputados do PSL a escolha das presidências, além da CCJ, das comissões de Finanças e Tributação e de todas as demais comissões que envolvem economia na Casa, além da indicação da Segunda Vice-Presidência, outro cargo de destaque na Mesa Diretora.

“Acho que o PSL agora está bem representado, além do total apoio às promessas de campanha”, destacou Bivar, em relação ao acatamento por Maia de uma espécie de “pacote PSL”.

Questionado se Bolsonaro foi previamente consultado sobre a decisão do partido de apoiar Maia, o presidente do partido disse ter tido num passado recente uma conversa com o presidente na qual ele disse que não iria se meter na disputa para a presidência da Câmara.

Mas, segundo Bivar, Bolsonaro sugeriu que o partido se empenhasse em se juntar a Writing Studio deral Dias Toffoli, como noticiou a revista Veja à época.

Ainda segundo a Polícia Federal, Maia prestou “favores políticos” e defendeu interesses da OAS no Parlamento em 2013 e em 2014. A ajuda consistia por exemplo, segundo a PF, em apresentação de emenda a medida provisória que fixava regras para a aviação regional, dispositivo de texto elaborado sob encomenda para beneficiar a construtora.

Os investigadores acreditam que o deputado pediu à empreiteira R$ 1 milhão em doações eleitorais, em 2014, dinheiro repassado oficialmente à campanha de César Maia – ex-prefeito do Rio de Janeiro e pai do presidente da Câmara César Maia – ao Senado. O repasse foi uma tentativa de camuflar a origem da propina, conclui o inquérito, segundo o qual há “fortes indícios” de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como Maia tem foro privilegiado, caberá ao Ministério Público Federal decidir sobre abertura de denúncia contra o parlamentar do DEM.

A votação para o comando da Câmara, que ocorrerá no início de fevereiro, é secreta.

Fonte: Extra/Congresso em Foco.

  Writing Studio

6 comentários sobre “Quinta-feira – 09:20 – PSL de Jair Bolsonaro apoia reeleição do acusado de corrupção Rodrigo Maia (DEM) à presidência da Câmara. Clique na imagem e saiba mais:

    1. Adilson Ribeiro Autor da Postagem

      Nenhuma crítica foi feita, apenas noticiamos o fato, como muitos outros jornais metropolitanos (já que você vê como algo negativo ser jornalista no interior).
      O fato é que o partido do presidente resolveu apoiar a candidatura de um acusado de corrupção à presidência da Câmara dos Deputados. Se você vê tal fato de forma negativa, é sinal de que você tem senso crítico. Se você achou a notícia ruim, é porque percebe como é perigoso apoiar um acusado de corrupção, recebimento de propina e lavagem de dinheiro para um cargo tão importante.
      Nenhuma opinião pessoal foi emitida.
      Adilson Ribeiro Rodrigues Filho

  1. Zezé

    Maia não é um político ideal! Mas tem experiência e pode ser fundamental na liderança das Reformas necessárias para tirar o Brasil da lama.

  2. Zezé

    Quanto ao Blog procure ser imparcial! A “DÍVIDA PÚBLICA INTERNA” ultrapassa os 4 Trilhões de Reais. Herança maldita do desgoverno Lula/Dilma/ Temer. Sem falar no “ANTRO DE CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA por esses governos.

  3. Angel

    Não tem outra saída, ele vai apoiar quem os esquerdistas? O Blog poderia comentar dos 14 milhões de desempregados que o PT deixou, da corrupção a nível nacional e internacional,do aumento da pobreza que deixaram o Brasil e po aí vai… Acabaram com o país e isso basta, estamos fartos dessa esquerda, queremos renovação,vamos torcer para o novo governo dar certo que ficará bom para todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *