Blog do Adilson Ribeiro

Terça- feira – 18:43 – Carreta Roda-Hans – Itaperuna recebe projeto inédito no estado de combate à hanseníase. Veja abaixo:

Clique na imagem acima e inscreva-se no Vestibular da UNIG

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e o Ministério da Saúde, realizará o Projeto Roda-Hans, nos dias 3 e 4 de Setembro, em um grande evento a ser realizado em frente ao C.E. 10 de Maio, na Av. Cardoso Moreira.

Pela primeira vez no Estado, a ação consiste em diversas estratégias de atuação: uma carreta com consultórios e laboratório vai percorrer, por dois meses, 19 municípios para conscientizar a população sobre a hanseníase e combater o preconceito associado à doença. Serão realizadas consultas dermatológicas, além de disponibilizar uma equipe qualificada treinando profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e tratamento. O projeto conta, também, com a parceria da Fiocruz, UFRJ, Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e Novartis.

Ao identificar um caso da doença, é necessário realizar uma investigação epidemiológica da cadeia de transmissão da hanseníase, examinando qualquer pessoa que teve contato intra domiciliar e prolongado com o paciente, como familiares e amigos. Esse trabalho será feito pelos municípios e acompanhado, durante três meses, pela equipe da SES-RJ em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Outro objetivo da Roda-Hans é acabar com o estigma que existe em relação à hanseníase, difundido até mesmo entre profissionais de saúde que não têm a experiência de trabalhar com a Writing Studio investigação epidemiológica da cadeia de transmissão da hanseníase, examinando qualquer pessoa que teve contato intra domiciliar e prolongado com o paciente, como familiares e amigos. Esse trabalho será feito pelos municípios e acompanhado, durante três meses, pela equipe da SES-RJ em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Outro objetivo da Roda-Hans é acabar com o estigma que existe em relação à hanseníase, difundido até mesmo entre profissionais de saúde que não têm a experiência de trabalhar com a doença. Isso faz com que possíveis pacientes tenham medo de buscar uma equipe de saúde e pessoas com diagnóstico confirmado tenham sua vida social afetada, o que contribui para a diminuição da autoestima e para isolamento do paciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *