Sexta-Feira - 22:13 - Saiba qual é o alvo do Ministério Público de Itaperuna na investigação do vazamento da Lista de Vacinação. Veja Abaixo

12 de março de 2021 · AM · Notícias em Geral

O Blogo do Adilson Ribeiro entrou em contato com o Promotor de Justiça Dr.Matheus Gabriel que nos informou que ainda não há investigados no caso do vazamento da lista. Dr.Matheus adiantou que pretende investigar uma página no Facebook que teria vazado os nomes dos vacinados. Glauber Bastos nos informou que o Promotor de Justiça disse a ele, que ele Glauber Bastos não é investigado nesse caso.


ENTENDA:


A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva - Núcleo Itaperuna esclarece que não divulgou publicamente a lista dos vacinados do Município de Itaperuna, constante no Procedimento Administrativo 004/21.

A única solicitação formal de cópia deste processo foi deferida a um membro do Poder Legislativo municipal, por ser seu dever também fiscalizar os atos do Poder Executivo. Ao Parlamentar foi recomendado que assegurasse o sigilo dos dados sensíveis das pessoas constantes na listagem.

Em razão da divulgação da lista em redes sociais, o Ministério Público informa que será instaurado um inquérito civil para apurar quem são os responsáveis pelo vazamento.

Por sua vez, a Prefeitura de Itaperuna também tomou conhecimento da listagem fornecida para um membro do Poder Legislativo e que houv ser seu dever também fiscalizar os atos do Poder Executivo. Ao Parlamentar foi recomendado que assegurasse o sigilo dos dados sensíveis das pessoas constantes na listagem.

Em razão da divulgação da lista em redes sociais, o Ministério Público informa que será instaurado um inquérito civil para apurar quem são os responsáveis pelo vazamento.

Por sua vez, a Prefeitura de Itaperuna também tomou conhecimento da listagem fornecida para um membro do Poder Legislativo e que houve vazamento para as redes sociais. Em relação a isto, esclarece que um processo administrativo foi instaurado com a finalidade de garantir o direito fundamental de preservação da intimidade e da vida privada dos cidadãos buscando a responsabilização por tal prática.

A Prefeitura e o Ministério Público salientam que não compactuam com qualquer vazamento de lista com nomes e dados pessoais de cidadãos.

 

 

Fonte: DECOM