Segunda-Feira - 14:30 - Comitês científicos recomendam que Rio e Niterói fechem shoppings, bares e restaurantes; prefeituras devem acatar. Veja Abaixo
Veja o que deve ficar aberto e o que deve fechar; recomendação ainda precisa ser publicada no Diário Oficial e não há confirmação de quando começa a valer. Governador, que defende medidas menos rígidas, diz que pode ir à Justiça.
Os comitês científicos das prefeituras do Rio e de Niterói recomendaram, em reunião nesta segunda-feira (22), que apenas serviços essenciais fiquem abertos. Os prefeitos Eduardo Paes (DEM) e Axel Grael (PDT) devem acatar a medida, conforme apurou a TV Globo.
No sábado (20), o G1 apurou com duas fontes do alto escalão da prefeitura carioca que a ideia era anunciar, já nesta segunda-feira (22), um lockdown na cidade que começaria a valer no fim da semana (entre quarta e sábado).
O retardo no início se daria para a população se preparar para as novas medidas e também para que os cidadãos entendessem a gravidade da situação.
Entretanto, a data para o início das medidas não foi definida. O anúncio deve ser feito em uma entrevista coletiva às 17h.
No domingo (21), o governador Cláudio Castro (PSC) anunciou um 'superferiado' de 10 dias, começando em 26 de março até o Domingo de Páscoa (4). Ao Blog do Edimilson Ávila, ele diz que quer manter bares e restaurantes abertos e prometeu ir à Justiça contra os decretos municipais. Nenhum decreto foi publicado até agora.
O que deve fechar, segundo os comitês cie ra-styles" data-block-type="raw" data-block-weight="8" data-block-id="18"> Algumas regras planejadas pelo estado (ainda não publicadas)
BARES E RESTAURANTES
- Funcionamento com metade da capacidade;
- Entrada de clientes até 21h;
- Fechamento até 23h;
COMÉRCIO
- Shoppings e centros comerciais devem funcionar com 40% da capacidade, das 12h às 20h;
- Lojas em geral podem abrir entre 8h e 17h;
- O setor de serviços pode atender das 12h às 20h;
- Feiras livres poderão funcionar a critério de cada município.
Fonte: G1